Dicas de Redação Enem 2017

Dicas de Redação Enem 2017 – Confira as dicas para se dar bem na prova do Enem!

Confira as melhores dicas para escrever uma ótima redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso no ensino superior em todo o país. É com as notas adquiridas no exame que todos os interessados poderão ingressar e fazer parte de diversos programa do Governo Federal relacionados à educação (como o Fies, por exemplo). Para garantir uma vaga, porém, é interessante ficar por dentro de todas as Dicas de Redação Enem 2017.

http://www.sisutec.com.br/enem-2017/

O Enem desde sua criação vem passando por diversas mudanças estruturais em relação às provas. São várias adaptações pensadas para que os exames melhorem as condições para alunos que devem fazer uma prova igualitária. Mesmo com as mudanças do Novo Enem 2017, com a redação passando para o primeiro domingo de provas, a estrutura deve seguir a mesma.

Sabendo disso, selecionamos algumas dicas que poderão fazer toda a diferença no momento de fazer a redação Enem 2017. São dicas do que fazer e do que não fazer também. Além das questões estruturais do texto é interessante tomar cuidado com os possíveis temas redação Enem 2017. Mesmo que as correções sejam subjetivas, é possível garantir que umas gafes não aconteçam e que seu texto seja visto com bons olhos.

Redação Enem 2017: Dicas

Antes de procurar qualquer outra informação sobre questões que envolvem a redação, é importante que o aluno saiba a primeira e mais básica dica de redação Enem: você deve conhecer a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Só assim será possível obter boas notas.

http://www.sisutec.com.br/enem-2017

Os critérios da maioria dos avaliadores é igual, nesse sentido. Para garantir que você fará um texto que agrada os professores responsáveis pela correção, fique atento aos seguintes tópicos:

  • Tenha domínio da norma padrão da língua escrita;
  • Entenda a proposta da redação;
  • Organize e relacione as informações;
  • Construa bem a sua argumentação;
  • Mostre uma proposta de intervenção/solução para o problema que está exposto.

Esse é o guia da redação do Enem básico. É importante também, estar sempre muito bem informado. A redação do Enem é sempre pensada para a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema redação 2017. Quem propõe esse tema é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que sempre liga a redação a algum acontecimento atual. Aí fica clara a importância de estar atento aos grandes veículos de informação e às discussões políticas e sociais no Brasil e no mundo.

5 dicas para redação do Enem 2017

Sobre o texto propriamente dito, é possível listar aqui um total de 5 dicas para redação do Enem 2017 que farão toda a diferença no momento de escrever. Apesar de parecerem muito básicas, todas as informações a seguir podem acabar passando despercebidas no momento de fazer a prova. Fique atento!

  1. Faça uma boa introdução: a ideia não é fazer uma redação muito “quadrada”, como se o leitor fosse um robô – apenas atento à forma do texto. Não esqueça que quem irá ler é uma pessoa e ela deve se interessar pela sua redação e pela visão geral do texto (que deve aparecer nesse momento.
  2. Não fuja do tema: esse é um erro comum. Muitas pessoas acabam desenvolvendo o texto de uma forma com que o tema – que deve servir como guia – fique em segundo plano.
  3. Não copie: muitas pessoas acabam citando os textos motivadores. Isso não é uma boa técnica já que eles servem apenas para abrir os seus horizontes e ajudá-lo.
  4. Seja coerente: leia sempre a introdução e o fim do texto. Perceba se eles estão de acordo e se não existem informações contraditórias.
  5. Fuja dos clichês: seja criativo e evite falar sobre o que todos já sabem. É interessante trazer novas reflexões e tentar não repetir algo que é considerado senso comum.

 



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *