Inscrição ProUni 2017

Inscrição ProUni 2017 – Cursos, Bolsas e Inscrições ProUni 2017

Saiba como realizar a inscrição ProUni 2017 e concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais

Os diferentes programas relacionados à educação que são ofertados pelo Governo Federal, possuem datas e calendários específicos para cada processo de seleção. No início de 2017, porém, o calendário de todos esses programas foi lançado simultaneamente e suas respectivas inscrições foram marcadas em sequência. Isso serve para todos os processos seletivos que usam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como acesso ao ensino superior. Entre todos esses programas está o Programa Universidade Para Todos (ProUni).

http://www.sisutec.com.br

Além das datas, é importante saber como funcionam as Inscrições ProUni. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já liberou as notas do Enem 2016 – que serão usadas para ingresso no ProUni. Nessa edição do Exame Nacional foram mais de 6 milhões de inscritos que compareceram às provas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), grande parte das notas já foram consultadas.

ProUni Inscrições 2017

Ao que tudo indica, o processo de inscrições ProUni 2017 serão equivalentes às edições anteriores, com mudança apenas no período do ano em que será feito.

Todos os alunos deverão fazer as inscrições no ProUni 2017 entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017. Estão aptos a fazer a inscrição todos os alunos que ainda NÃO tenham um diploma em curso superior e que tenham realizados a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – obtendo uma média de, no mínimo, 450 pontos no geral e nota acima de zero na redação.

http://www.sisutec.com.br

Todos os estudantes interessados também são obrigados a fazer parte de pelo menos um desses pré-requisitos:

  • Ter concluído o ensino médio completo em uma escola de rede pública – ou como bolsista de forma integral;
  • Ser professor da rede pública de ensino;
  • Possui algum tipo de deficiência.

Para buscar uma das bolsas, tanto parcial (50%) como integral (100%), é importante lembrar que o aluno deve ter uma renda familiar mensal bruta per capita que não ultrapasse três salários mínimos. Para bolsa integral, especificamente, é necessário possuir uma renda familiar mensal bruta per capita que não vá além de 1,5 salário mínimo.

Como fazer inscrição ProUni 2017

O processo de inscrição do Programa Universidade Para Todos é fácil e funciona de forma totalmente gratuita. Isso acontece pois os alunos interessados em participar usarão as notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2016 – que já estão disponíveis. Mas afinal, como fazer a inscrição ProUni 2017?

A única maneira de fazer a inscrição é através da internet, usando o Portal ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br). Para fazer o cadastro é necessário apenas usar o número de inscrição do candidato no Enem 2016 – e a senha pessoal cadastrada anteriormente. Todos os interessados que esqueceram a senha devem acessar a página do participante no Enem e clicar na opção “esqueci a senha”.

Durante esse período de inscrições, de forma semelhante ao SiSU, os alunos devem escolher entre dois tipos de cursos, sempre escolhendo de acordo com a sua preferência pessoal. No caso do ProUni, os estudantes devem também escolher qual tipo de bolsa e modalidade gostariam de concorrer. Deficientes e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas têm direito a concorrer em modalidade de políticas de ações afirmativas.

Importante ressaltar: para bolsas integrais é necessário que o estudante tenha uma renda bruta mensal de um salário e meio por pessoa. As bolsas parciais são voltadas para quem possui uma renda de até três salários mínimos.



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *