Lista de Espera SiSU 2017

Lista de Espera SiSU 2017 – Não entrou na primeira chamada? Confira o que fazer!

Saiba quais são as opções para quem não garantiu uma vaga na primeira chamada

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação (MEC). É com ele que instituições públicas de educação de todo o país ofertam oportunidades para candidatos interessados em ingressar no ensino superior – seja através das chamadas regulares ou da Lista de Espera SiSU 2017.

http://www.sisutec.com.br

O SiSU 2017, assim como as edições anteriores, usa como base as notas que foram obtidas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todos os processos de seleção acontecem duas vezes por ano – no início de cada semestre – e vão variando de acordo com o número de vagas e cursos ofertados pelas instituições que usam o SiSU.

Primeira chamada SiSU 2017 (Chamada Regular)

A primeira divulgação de resultados SiSU feita pelo sistema acontece na chamada regular SiSU 2017. Assim que encerram-se as inscrições – que na edição de 2017 vão até o dia 29 de janeiro – o sistema organiza a lista de candidatos melhores colocados de acordo com suas notas no Enem e os cursos e instituições específicas que selecionaram.

Essa primeira chamada acontecerá, no SiSU 2017, no dia 30 de janeiro. É a partir dessa lista que podem ser conhecidos os primeiros classificados. Isso não quer dizer, porém, que essa é uma lista definitiva.

Muitas vagas ficam em aberto já que essa primeira lista conta com todos os inscritos em primeira e segunda opção de preferência. Isto é, ficarão abertas oportunidades na grande maioria dos cursos. Essas vagas são preenchidas de acordo com a classificação seguinte, em uma Lista de Espera SiSU já que não existe uma segunda chamada SiSU 2017.

SiSU Lista de Espera 2017

Todos os interessados que não conseguiram garantir uma vaga em nenhuma de suas duas opções na chamada regular poderão participar da lista de espera SiSU 2017. Todos aqueles que foram selecionados em sua segunda opção de preferência podem participar da lista de espera, tendo feito a matrícula ou não.

http://www.sisutec.com.br

É necessário para participar da lista de espera, portanto, ficar atento ao sistema do SiSU 2017 a partir do dia 30 de janeiro de 2017. O candidato precisa marcar que está interessado em participar da lista de espera e a convocação para ela é feita, exclusivamente, por cada instituição em separado. O estudante deve, portanto, acompanhar essas oportunidades nas próprias instituições em que optou como 1ª opção. A Lista de Espera SiSU 2017 é geralmente atualizada logo após o fim do período de inscrições – pelas próprias universidades.

Os interessados em ingressar no ensino superior também podem contar com outras opções através de programas do Governo Federal. São eles o ProUni 2017 e o Fies 2017.

ProUni 2017

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é um dos grandes programas do governo a oferecer bolsas para estudantes de todo o país. O processo de seleção e de inscrições ProUni 2017 serão similares às edições anteriores em 2017. Todos os interessados podem fazer as inscrições entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017.

Importante: não são todos os alunos que podem fazer a inscrição no programa. Podem participar estudantes que ainda NÃO tenham diploma em um curso de ensino superior e que tenham feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio e adquirido uma nota média de 450 (no mínimo) e nota acima de zero na redação.

Para conseguir uma bolsa parcial (50%) ou integral (100%) é necessário que os alunos tenham uma renda familiar mensal bruta per capita de, no máximo, três salários mínimos. No caso específico de quem quer uma bolsa integral, essa renda não pode passar de 1,5 salário mínimo.

Para saber mais sobre o ProUni, acesse o site: http://siteprouni.mec.gov.br/

Fies 2017

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa também criado pelo Governo Federal do qual estudantes universitários de instituições privadas que precisam de empréstimos podem financiar seus cursos superiores.

Todos os candidatos interessados em participar das Fies inscrições 2017 devem ficar atentos ao prazo: as inscrições serão feitas entre os dias 7 e 10 de fevereiro de 2017. Todo o processo de inscrição deve ser feito exclusivamente pela internet – essa é a única forma de participar do processo de seleção Fies.

Esse processo através do Fies, assim como o SiSU, é gratuito. Todas as vagas não preenchidas na chamada regular também serão disponibilizadas em uma lista de espera Fies 2017.

Mais informações sobre o processo de inscrições do Fies 2017 no site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *