Mapa SiSU

Mapa SiSU 2017 – Para você saber em que curso você passaria com sua nota do Enem 2016

Saiba como funciona a ferramenta que simula as notas de corte do SiSU

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) finalmente foram liberadas. Junto com elas, surgem as probabilidades de todos os jovens que adultos que pretendem ingressar no ensino superior gratuito em instituições reconhecidas que usam como forma de ingresso o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Uma das ferramentas que mais tem sido falada é o Mapa SiSU, desenvolvido para que alunos de todo o país possam simular suas médias e comparar com médias anteriores.

http://www.sisutec.com.br

A simulação dessas notas nem sempre é tão fácil de ser feita e foge da comum média simples – essa última é feita através da soma das quatro notas de conhecimentos específicos mais a redação, divididas por cinco.

Entenda como funciona exatamente o Mapa do SiSU.

Mapa do SiSU 2017

Todos os interessados em concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada poderão simular as notas de corte do programa usando o Mapa do SiSU 2017 (http://www.mapadosisu.com.br). Essa ferramenta foi desenvolvida pelo Guia do Estudante, instituição especialista em processos de seleção, em uma parceria com o site Evolucional.

http://www.sisutec.com.br

A ideia do Mapa é fazer a comparação da atual nota do Enem do estudante com as notas de corte do SiSU no primeiro semestre do ano passado (2016). A ferramenta sempre levará em consideração todos os pesos que as universidades utilizaram nessa edição específica do SiSU e mostra com detalhes quais foram as notas de corte em todos os dias de inscrição. É com o uso dessas informações que o aluno poderá simular a situação que estiver de acordo com as suas expectativas e ver em quais cenários ele teria sucesso no ano passado.

Na atual disposição da ferramenta é possível verificar apenas as notas de corte para ampla concorrência. Em versões futuras, porém, será possível fazer a simulação de uma possível participação para vagas que são disponibilizadas através de cotas e ações afirmativas que estão presentes nas universidades e são disponibilizadas para os participantes do SiSU.

Inscrições SiSU 2017

Todos os interessados em participar da seleção, portanto, deverão fazer suas inscrições SiSU 2017 entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2017. A partir do dia 19, porém, já é possível consultar as bases de dados das instituições que disponibilizaram os cursos e vagas SiSU 2017 através do Sistema. O número de vagas para esse ano é maior: são 238 mil oportunidades – comparadas com as 205,5 mil do ano anterior. Cinco instituições públicas de ensino que não faziam parte do SiSU também aderiram, são agora 131 instituições.

Para quem ainda não conhece, o SiSU é um programa do Governo Federal que seleciona jovens e adultos de todo o Brasil para vagas em instituições federais e estaduais de ensino superior. O Sistema acontece duas vezes por ano – no início de cada semestre. É necessário acessar o site do SiSU com os dados já cadastrados do Enem (CPF e senha pessoal) e escolher em ordem de preferência quais são as opções que o estudante deseja. Poderão ser escolhidas duas oportunidades ofertadas pelas instituições que fazem parte do programa.



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *