Simulador ProUni

Simulador ProUni – Simule suas chances de ingressar em universidades privadas com o ProUni

Estão abertas as inscrições ProUni 2017 – Saiba mais sobre o Simulador

Início de ano é sempre uma época de nervosismo para os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior. Em 2018 não é diferente, e mesmo que as notas da prova já tenham sido divulgadas no dia 18 de janeiro, os futuros universitários ainda precisam passar pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) para descobrir se conseguiram ou não a sonhada vaga no ensino superior.

http://www.sisutec.com.br

O SISU é a forma de ingresso adotada pelo Governo Federal para distribuir as vagas nas faculdades públicas, mas quem busca uma vaga em uma instituição privada através da nota do ENEM, pode aproveitar também o Programa Universidade Para Todos (ProUni) para conquistar uma bolsa parcial ou integral.

Para amenizar a ansiedade, dos interessados no SISU e no ProUni 2018, foi lançado o simulador, com ele é possível ter uma estimativa da sua colocação no sistema por meio de simuladores virtuais que utilizam as notas de corte (a nota mínima necessária para entrar no curso) passadas no curso escolhido para determinar a provável posição do candidato. Essa é uma ótima forma de conferir como foi o seu desempenho no ENEM comparado com outros estudantes e as suas chances de conseguir ingressar em uma universidade pública ou conquistar uma bolsa do ProUni.

Simuladores ProUni

O site Quero Bolsa é indicado para buscar vagas no SISU, ProUni e Fies. Basta selecionar a cidade onde pretende estudar, a nota que obteve no ENEM e o curso que deseja no endereço: https://querobolsa.com.br/programas-do-governo.  O simulador vai então apresentar uma lista das universidades em que você tem chances de ingressar.

http://www.sisutec.com.br

O Guia do Estudante e o site Evolucional também desenvolveram conjuntamente uma ferramenta com o mesmo objetivo de simular o sistema de ingresso, o Mapa do SISU. Acesse: http://www.mapadosisu.com.br/. Navegando no site, o estudante pode checar se a sua nota teria seria suficiente para ingressar no curso que informou a partir das notas de corte do SISU do primeiro semestre de 2017, o que dá uma boa ideia do que esperar em 2018.

SISU 2018

O SISU em 2018 ficará disponível para inscrição entre os dias 23 e 26 de janeiro. Apenas no primeiro semestre serão 239.601 vagas de cursos de graduação em 130 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Para buscar uma das vagas este ano é necessário ter garantido uma nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2017. Como em outros anos posteriores, todos os candidatos poderão fazer a inscrição em até duas vagas diferentes.

É necessário especificar, no momento da inscrição, a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar – assim como a instituição de ensino e o município. Todos os interessados na inscrição do Sisu também devem definir a modalidade no qual o aluno se encaixa (ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas, com critérios raciais ou sociais.

 

ProUni 2018

Este ano o ProUni 2018 deverá acontecer com uma grande oferta de bolsas. O programa tem um sistema próprio de seleção, parecido com o SISU, onde o candidato consulta a sua colocação e, se selecionado, pode dirigir-se até a instituição particular para realizar a matrícula com a documentação necessária. Podem participar do ProUni somente os estudantes que conseguiram pelo menos 450 pontos na média do ENEM e não zeraram a redação, que tenham realizado o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais, e que contem com renda familiar máxima de três salários mínimos. As inscrições deverão ser feitas pela internet.

Inscrição ProUni 2018

A inscrição ProUni 2018 acontecerá, para quem quer buscar vagas no primeiro semestre, no prazo definido entre os dias 6 e 9 de fevereiro. O programa irá oferecer, mais uma vez, bolsas de estudo integrais e parciais no ensino superior em todas as regiões do Brasil. O edital oficial do ProUni foi divulgado no dia 15 de janeiro. 

A primeira chamada do Programa Universidade para Todos será divulgada no dia 14 de fevereiro, enquanto a segunda chamada deverá acontecer no dia 2 de março. Além dessas etapas, os interessados na lista de espera Prouni devem manifestar o interesse entre os dias 16 e 19 de março – essa lista deverá ser disponibilizada para consulta oficial das instituições no dia 20 de março.

Além de todos fatores já citados, para fazer a inscrição no ProUni os interessados devem fazer parte de pelo menos das condições:

  • os candidatos devem ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • é necessário que os candidatos que terminaram o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, tenham feito isso na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • candidatos que tenham cursado o ensino médio completo em instituição privada, devem tê-lo feito na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • candidato ser uma pessoa com deficiência;
  • candidato ser um professor da rede pública de ensino.

Calendário ProUni 2018

Podemos definir, portanto, um calendário do ProUni 2018:

  • Publicação do Edital: 15 de janeiro
  • Inscrições ProUni: 6 a 09 de fevereiro
  • Resultado da primeira chamada do ProUni: 14 de fevereiro 
  • Resultado da segunda chamada: 02 de março 
  • Entrega de documentação: 02 de janeiro a 28 de fevereiro (primeira chamada), 02 a 14 de março (segunda chamada);
  • Lista de Espera: 16 a 19 de março 
  • Resultado da Lista de Espera: 20 de março.

 



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *