Sisu notas de corte 2018

Sisu notas de corte 2018

O primeiro processo seletivo de 2018 do Sistema de Seleção Unificada – SISU terá seu período de inscrições em janeiro. O Programa, que é uma iniciativa do Governo Federal, foi criado para que instituições públicas de ensino superior disponibilizassem as vagas para seus cursos de graduação. A exigência principal é que o candidato participado da ultima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A expectativa dos candidatos é que as inscrições ocorram no mês de janeiro, após o MEC divulgar o resultado do Enem.

Este ano mais instituições de ensino superior devem optar por participar do Sisu 2018 aumentando assim o número de vagas ofertadas. A lista com os nomes de todas as instituições de ensino superior que vão participar do Sistema estará disponível para consulta no seu site. Para se inscrever o candidato deve acessar o endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/ e digitar o número de sua inscrição e a senha usada no Enem do ano anterior. A inscrição é gratuita e realizada apenas pela internet. Caso os candidatos não se recordem do número de inscrição ou a senha do Enem, podem através de um link disponibilizado na própria pagina de inscrição para o Sisu 2018 realizar a recuperação destas informações.

Processo seletivo, Notas de corte e resultado do Sisu 2018

O sistema informatizado do Sisu 2018 realiza todo o processo seletivo das vagas ali disponibilizadas utilizando as notas que os participantes obtiveram no Enem. No momento em que se inscreve o candidato deve realizar duas opções de cursos dentre os oferecidos pelas instituições de ensino superior. Podem ser feitas duas opções, que durante o período de inscrições para o SISU 2018 podem ser alteradas pelo candidato, o Sistema irá considerar como válida sempre a última escolha feita pelo candidato. Ao final do período de inscrições serão realizadas duas chamadas, que vão contemplar os candidatos melhores classificados no Enem. O sistema recupera as notas através do número da inscrição que o candidato utilizou no Exame.

Os candidatos no momento em que se inscreverem para o SISU 2018 podem optar por concorrer às vagas oferecidas para cumprir as políticas de ações afirmativas (Lei de Cotas), ou as vagas de ampla concorrência. Estão aptos a concorrer as vagas para políticas de ações afirmativas os candidatos autodeclarados afrodescendentes, indígenas e os que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública.

Como funciona as notas de corte?

As notas de corte é a menor nota necessária para um candidato a uma vaga de um curso entrar na faculdade através do SISU 2018, o sistema calcula automaticamente uma vez por dia, baseado nos seguintes fatores: Número de vagas existentes, número de concorrentes àquela vaga, e cada curso possuí uma base específica em cada local.

A pontuação adquirida no ENEM do ano anterior corresponde a sua chance para um determinado curso, porém mesmo tendo a nota necessária para cursar determinado curso, o sistema classifica primeiro as notas semelhantes e que estejam enquadrado na cota ou classes sociais mais baixas. Portanto é preciso ficar procurando o curso adequado na sua cidade ou em outras cidades para ver se é possível se classificar para o curso desejado.

Resultado do Sisu 2018

As datas em que será divulgado o resultado do Sisu 2018 serão publicadas no Edital do processo seletivo. Para realizar a consulta e saber se foi contemplado com sua vaga para o curso de graduação superior escolhido o candidato pode acessar o endereço eletrônico do Sistema. É disponibilizado também o telefone 0800-616161 para realizar a consulta.



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *