Sisutec 2016

Fique por dentro do Sisutec 2016. Faça sua inscrição Sisutec 2016, mas antes conheça os cursos que só o Sisutec oferece. Vagas Sisutec 2016, inscreva-se.

Inscrições Sisutec 2016
Cursos técnicos Sisutec 2016. Vagas para cursos técnicos gratuitos Sisutec Pronatec 2016. Faça sua inscrição Sisutec 2016, o programa do governo federal.

Com o final do ano chegando, a corrida dos alunos para conseguir participação nos programas estudantis do governo federal só aumentam. Um dos programas mais buscados é o Sisutec, que já possui muitos interessados para a edição do próximo ano.

http://www.sisutec.com.br

Tecnicamente, o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), em que instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na prática, é mais uma oportunidade em se obter enriquecimento de conteúdo e currículo, tão necessário nos dias de hoje para a obtenção de um bom emprego e consequentemente para o complemento da renda familiar.

Instituições Sisutec 2016

As vagas para os cursos do Sisutec 2016 estão sendo oferecidas por diversas instituições públicas e privadas, seguem abaixo as instituições Sisutec que fazem parte desse quadro:

As instituições que oferecem vagas pelo Sisutec são:

  • Institutos Federais

  • Escolas Técnicas vinculadas às Universidade Federais

  • Rede estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac

  • Universidade Privadas

  • Escolas técnicas privadas

Sisutec Vagas 2016

A segunda edição do Sisutec 2015 selecionou alunos para 55.571 vagas, sendo ocupadas por alunos inscritos no Sisutec em todo o Brasil em 72 instituições públicas de ensino superior. As expectativas para a edição de vagas Sisutec 2016 é de que 300 mil vagas sejam oferecidas pelo programa ao longo do ano, com isso o Sisutec 2016 tende a crescer ainda mais, atingindo maior número de interessados.

Sisutec inscrição 2016

Fazendo a inscrição no Sisutec 2016.

http://www.sisutec.com.br

A inscrição Sisutec 2016 ainda não está aberta, mas ela tem de ser feita pelo sisutec.mec.gov.br, onde o candidato terá que informar todos os dados necessários para que o sistema possa fazer a inclusão do cadastro no banco de dados. O candidato terá que ter realizado a prova do ENEM 2015 para concorrer aos cursos Sisutec 2016, além de não ter zerado a redação. Se este é o caso, o candidato deverá seguir as instruções abaixo:

  • Ter em mãos o número de inscrição do ENEM 2015, pois será exigido pelo sistema e só assim terá acesso a área de inscrição Sisutec 2016.

  • Confirmar os dados para que o Sisutec possa manter contato com o candidato. Após a confirmação dos dados será possível começar a inscrição, escolhendo a quais cursos irá concorrer pelo Sisutec 2016.

  • Escolher até duas opções de cursos para os quais fará a inscrição. Lembrando de colocar na primeira opção o curso mais desejado, pois não poderá haver mudança caso seja aprovado na primeira opção.

  • O processo por busca de vagas deverá ser feito inicialmente por município, então por instituição e finalmente por curso.

  • Fazer a escolha dos cursos que deseja entrar, lembrando que só passa a concorrer à segunda opção caso não tenha sido aprovado na primeira, ou seja, se o candidato for aprovado na sua primeira opção, não poderá ser feito a troca.

  • Confirmar todos os dados e enviar o relatório. O candidato terá um período para trocar o curso, mas após este período, que geralmente dura três ou quatro dias, não poderá ser feita a mudança.

Sisutec 2016 uma porta de entrada para a profissionalização

O Sisutec 2016 é diferente dos outros programas estudantis do governo federal, pois é composto por apenas uma fase de inscrição e aprovação. Assim como todos os programas que de alguma maneira subsidiam os estudos, alguns requisitos são obrigatórios para que o interessado consiga obter sucesso em sua jornada. O principal requisito é que o aluno interessado tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa Sisutec é fundamental para aqueles que desejam fazer um curso técnico profissionalizante. Entre os fundamentos que regem o Sistema, principalmente no processo
seletivo, podem participar alunos que vieram de escolas públicas e privadas. O Sisutec 2016 também funciona com um sistema de cotas, em que atribuiu cota de reserva de 80% das vagas para interessados de baixa renda.

Sisutec Cursos 2016

Entre os principais cursos do Sisutec 2016 estão: técnico em logística, eletricista, técnico em informática, desenhista de moda, mecânico entre outros. Entre os parceiros do Sisutec 2016 está o Senac, instituição que ministra cursos profissionalizantes reconhecida nacionalmente pelo nível de excelência e satisfação dos alunos formados. Vale ressaltar que cada estado da nação possui cursos diferentes em sua grade de vagas, ou seja, a mesma instituição de ensino pode ministrar um cursos em determinado estado do país e outro curso totalmente diferente para outra região.

Por isso, a melhor maneira de saber que curso fazer é entrar no site da instituição que deseja cursar e verificar os cursos que possuem vagas em sua região. Caso não consiga contato pelo site, entre em contato pelo número do telefone disponível, assim irão auxiliá-lo em sua busca por uma nova formação.

73 thoughts on “Sisutec 2016

  1. Jhonatan Viana disse:

    Boa noite,
    Infelizmente não fiz o enem 2015, gostaria de saber um pouco mais sobre s vagas remanescentes,
    E as chances que tenho de cursar por essas vagas.
    No aguardo.

    • lala disse:

      Olá pelos meus conhecimentos vc só pode fazer algum curso pelo SISUTEC, somente se estiver feito o ENEM.

    • Paula disse:

      Não dá. Para concorrer você teria que ter feito o enem 2015

    • Rafael disse:

      Mas fique tranquilo, porque tem o Pronatec, e são cursos técnicos bacanas, e esses tem processo seletivo de remanescentes….Sempre sobra boas quantidades de vagas, porem, depende da sua cidade…. Eu mesmo me formei em técnico em Analises clinicas pelo pronatec ano passado, por um colégio bem renomado aqui da cidade de Campinas.

    • Fernanda disse:

      Você tem que ficar acompanhando o processo de classificação, a última etapa será para vagas remanescentes…
      Já consegui uma vez e vou me inscrever de novo esse ano.
      Boa sorte!!!

    • Luana cris disse:

      Olá, sim Jhonatan as vagas remanescentes tem após o periodo de vagas para os que fizeram o enem 2015, depois inicia as vagas remanescentes para os que não fizeram o enem.
      A minha tia conseguiu em 2014 nas vagas remanescentes pra computação gráfica.
      Boa Sorte!

    • Paula disse:

      Eu não fiz enem. Peguei vaga remanescente e me formo esse ano em técnico em enfermagem. Fique esperto. No dia da inscrição, quando der meia noite, já abra o site. Consegui assim.

    • JESSICA RAMOS disse:

      Tem sim como você concorrer as vagas, depois das inscrições de quem fez o ENEM, eles abrem as vagas remanescentes, que eles informam o período e para concorrer a essa vaga, basta apenas ter concluído o ensino médio.

    • Henrique Medeiros disse:

      Boa noite, tem como sim você conseguir vagas remanescentes, o sisutec tem a primeira e a segunda chamada, caso não seja todas as vagas preenchidas, eles abrem as vagas restantes para remanescentes (Sempre sobra vagas). Mas, tem que ser esperto e ficar de olho pois elas acabam em poucas horas. Espero ter ajudado, boa sorte.

    • luciana disse:

      Olá jhonatas você tem que olhar todo ano o edital porque o MEC muda todos os anos, no ano de 2015 mudaram as condições de ingresso nas vagas remanescentes. Você pode entrar pelas vagas remanescentes somente se terminou o ensino médio à partir do ano de 2011. Se você tiver terminado à partir dessa data você consegue a vaga! Basta ficar atento porque as vagas remanescentes é por ordem de inscrição. Boa sorte.

  2. fernanda disse:

    bom dia
    fiz minha inscricao para um curso de segurança do trabalho em 25 de agosto 2014 e não gostei do curso e cancelei…queria algo como radiologia…mas já faz mais de um ano que cancelei…e não consigo me inscrever em mais nada por causa disso….fiz enem para participar do sisutec e TB me bloquearam por causa desse curso já cancelado….o q fazer?

    • adm_sisutec disse:

      Boa tarde Fernanda;

      Entre em contato pelo fone: 0800-616161, opção 8

      • Alzira disse:

        Tenho mesmo problema da Fernanda cancelei meu curso tec segurança do trabalho e não consigo fazer mais nada como se fosse um crime cancelar um curso que descobri não ser o que eu queria agora fiz Enem e corro risco de não poder fazer outra vez um curso pelo pronatec fico revoltada pq fiz todos procedimentos e nada foi resolvido.

  3. Janayna disse:

    olá pessoal!
    Vcs podem me ajudar estou querendo fazer técnico enfermagem, tenho magistério moro em são José dos pinhais PR.
    É isso Obg.

  4. valdeone disse:

    olá, boa tarde
    gostaria de saber quando estará disponível as inscrições do sisutec 2016?

  5. edmilson disse:

    Gostaria de saber, se, eu tendo feito um semestre de curso técnico em radiologia, em escola privada, sendo aprovado pelo sisutec, começaria tudo de novo ou ha a possibilidade de fazer já o segundo semestre? Obrigado.

  6. Gislaine lopes d eoliveira disse:

    o curso de técnico em Farmácia tem duração de quanto tempo e quando começa as inscrições sisutec 2016.

  7. Alessandra Farias Leal disse:

    Bom dia.
    Infelizmente não fiz o enem 2015, gostaria de saber um pouco mais sobre as vagas remanescentes, e as chances que tenho de cursar alguma dessas vagas.
    Aguardando resposta.

  8. […] e o cronograma para participar do processo é divulgado logo após o do SISU. Durante a inscrição Sisutec 2016 é preciso fornecer o número da inscrição do Enem, pois é a partir da nota no exame que […]

  9. vander disse:

    Fiz o enem 2015 e fiquei com a media total 501. tenho chance de conseguir alguma vaga no sisutec?

  10. Josiane Pereira da Silva disse:

    Olá eu fiz o Enem 2015 mas ainda não conclui o ensino médio estou cursando mas gostaria muito de fazer um curso técnico posso me cadastrar mesmo assim? Obrigado

  11. Luiz Felipe disse:

    Olá, eu fiz o enem 2015 mas zerei a redação e não consigo me inscrever para o sisu e também acho que não poderei me inscrever para o sisutec, não teria mais nenhum programa que eu pudesse me inscrever ?

    • Beatriz disse:

      Infelizmente você não poderá se inscrever em nenhum programa pois um dos requisitos principais é não ter zerado a redação. Porém você pode esperar pelas vagas remanescentes que sobram para o Pronatec 2016.

  12. Michele disse:

    Como faco pra vê se onde eu moro tem alguns dos cursos oferecidos?

  13. William disse:

    Olá
    Não fiz o Enem 2015
    Fiz em 2012 , não posso usar a nota para a inscrição?
    Grato

  14. Carlos disse:

    Que dia vai ser a incricao

  15. KAROLAINE disse:

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER QUANDO VAI ABRIR AS INSCRIÇÕES?

  16. Lizandra disse:

    Quando começa as inscrições para o sisutec 2016?

  17. Paulo cesar disse:

    Não fiz o ENEM 2015 Não aprovaram minha inscrição, mas fiz o 2014 possi usar a nota dele pada participar ?

    Obrigado

    • Beatriz disse:

      Não pode, terá que fazer o Enem novamente esse ano para concorrer as vagas de 2017, assim como todas as edições do Enem só são válidas no ano que foi realizado.

  18. Wesley Andrade disse:

    Tem alguma previsão para a abertura de vagas para o Sisitec 2016?

  19. […] pelos cursos técnicos do Pronatec deve aguardar a abertura do prazo de inscrição para o Sisutec 2016. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido pelo MEC, […]

  20. Bianca Evangelista Vieira disse:

    Ola queria entra no Sisutec mas queria sabe quando abre as inscrições ?

  21. Thayná disse:

    Se eu passar no Prouni, ainda assim posso me inscrever no Sisutec?

  22. Mercia disse:

    Fiz o enem 2015. Mas as inscrições são abertas quando?

  23. isabelle disse:

    Fiz o enem do ano de 2014 queria saber se da pra eu usar a nota no sisutec 2016?

  24. Washington Luiz disse:

    Como faço pra me inscrever no sisutec 2016 e quando começa as inscrições ?

  25. Livia pereira da silva disse:

    Oi gostaria de saber quando abre as inscrição para o sisutec 2016 para o primeiro semestre?

  26. Sonia Maria figueredo disse:

    Como faço pra me inscrever no sisutec 2016?

  27. Anderson Lucas disse:

    Qual o link do site para fazer a inscrição no programa Sisutec 2016?

  28. Thamires disse:

    Olá, gostaria de saber quando começam as inscrições para o SisuTec 2016

  29. rosilene disse:

    Quando começa as inscrições para o sisutec 2016 ?

  30. João Paulo disse:

    Sabe informar quando será aberta as inscrições para o SISUTEC?

  31. Dimitry disse:

    boa tarde, gostaria de saber se ha alguma previsão de quando ira iniciar as inscrições sisutec 2016.

  32. Willian melo disse:

    Ola! Queria saber quando ira abrir as vagas do sisutec 2016 quem poder me ajuda responde ai por favor. Obrigado!

  33. Etiene disse:

    Olá como fazer pra acompanhar as vagas remanescentes e concorrer a elas?

    Obrigada!!!

  34. […] grátis para o curso de técnico em enfermagem do Pronatec 2016 são distribuídas através do Sisutec 2016, um sistema de seleção desenvolvido pelo MEC. A plataforma considera a nota que cada candidato […]

  35. Emanuelle disse:

    Gostaria de saber quando que vai está disponível às inscrições para esse ano de 2016. Boa noite!

  36. Matheus Mariano disse:

    ola, eu gostaria de saber quando abre as inscrições do sisutec, estou muito interessado no curso técnico meio ambiente, mas me parece que ainda não abriu as inscrições, gostaria muito e serei muito grato se fosse notificado sobre a data, e mais ou menos quando abrem as inscrições, serei muito grato por mais informações.

  37. renan disse:

    Gostaria de saber se ainda tenho chance de conseguir uma vaga pelo sisutec, na área técnico em mecânica ou eletrotécnica, pois fiz o enem 2015, obtive a nota de 470 pontos e não zerei na redação, mas ainda não consegui nada.

    Aguardo ajuda, no meu EMAIL.

  38. […] caso dos cursos técnicos gratuitos, o Pronatec utiliza o Sisutec 2016 (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) para receber inscrições. Neste […]

  39. […] própria instituição de interesse, já que não há um sistema unificado de inscrições, como o Sisutec 2016. O pré-requisito é que o candidato tenha concluído ou ainda esteja cursando o ensino médio, […]

  40. Brenda disse:

    Olá, já abriram as vagas pro sisutec? Vai abrir? Alguém sabe quando?

  41. José Edilson Félix de Lima disse:

    Olá, boa noite! Tirei uma nota acima de 315 na redação e acima de 470 nas demais disciplinas. Será q tenho chance no Sisutec?

    Ficarei grato com a resposta.

  42. […] pessoas interessadas em participar do curso técnico de cuidador de idosos devem se inscrever no Sisutec 2016, um sistema informatizado desenvolvido pelo MEC que distribui as vagas conforme o desempenho no […]

  43. […] vagas gratuitas para cursos técnicos do Senac são distribuídas através do Sisutec 2016. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da […]

  44. […] maioria das vagas para cursos técnicos gratuitos é distribuída através do Sisutec 2016, um sistema criado pelo MEC com o propósito de selecionar os candidatos para ocupar oportunidades […]

  45. […] interessadas em fazer cursos técnicos pelo Pronatec devem aguardar a divulgação do cronograma do Sisutec 2016. O sistema distribui as oportunidades com base na nota do […]

  46. […] A UNIME é referência em matéria de ensino superior na Bahia e também executa cursos técnicos gratuitos através do Pronatec. As vagas se encontram nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna. A iniciativa habilita técnicos em Agropecuária, Alimentação Escolar, Edificações, Estética, Computação Gráfica, Farmácia, Informática, Logística, Massoterapia, Meio Ambiente, Prótese Dentária, Redes de Computadores, Programação de Jogos Digitais, Nutrição, entre outras áreas. A distribuição de vagas acontece por meio do Sisutec 2016. […]

  47. […] Sisutec 2016 (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) também faz parte do […]

  48. […] acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec 2016). Os interessados devem acessar o site e se cadastrar dentro do prazo. As oportunidades serão […]

  49. […] caso dos cursos técnicos gratuitos, o Pronatec costuma distribuir as vagas através do Sisutec 2016. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido pelo MEC, […]

  50. […] forma de se inscrever em um curso do Pronatec PA é aguardando o lançamento do Sisutec 2016. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido pelo MEC, […]

  51. […] técnicos gratuitos do Pronatec também recebem inscrições pela internet, só que através do Sisutec 2016. O Sistema de Seleção Unificada da Educação é uma plataforma informatizada desenvolvida pelo […]

  52. […] da plataforma oficial do Pronatec, também é possível se inscrever pelo Sisutec 2016, que abre inscrições para cursos técnicos em todo o Brasil duas vezes por […]

  53. […] e instituição. Para aproveitar as oportunidades do programa, você também deve ficar atento ao Sisutec 2016. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional abre inscrições duas vezes por […]

  54. Adryenni nunes disse:

    Olá estou interessada em fazer o técnico em enfermagem mas não fiz o enem 2015 e não sei se vai abrir vagas remanescentes agora…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *