Sisutec

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para melhorar a capacitação dos brasileiros e aumentar as chances de emprego. O programa tem instituições públicas e privadas como parceiras para oferecer vagas gratuitas em cursos.

Sisutec o que é

O Sisutec foi criado em 2013, baseadono Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa para jovens que buscam ingressar no ensino superior. Com a falta de mão de obra qualificada o governo viu a necessidade de levar aos brasileiros um programa que oferecesse cursos de qualificação técnica gratuita. Com a necessidade e o sucesso do Sisu, foi criado o programa Sisu técnico. O programa se destaca como uma iniciativa relativamente nova na área de educação profissional. No processo seletivo do segundo semestre de 2013, foram ofertadas 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos.

Embora tenha pouco tempo de existência, o Sisutec já é considerado uma importante via de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ele conta com a participação de escolas técnicas, instituições federais, escolas estaduais, escolas municipais e entidades do sistema S (SENAC SENAI).

Em sua segunda edição, que aconteceu no primeiro semestre de 2014, o Sisutec ofertou 291 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em diferentes áreas. O número de candidatos inscritos nos três primeiros dias superou 600 mil. As oportunidades eram para 122 cursos, distribuídos em 937 unidades de ensino.site sisutec
No Sisutec segundo semestre 2014, o programa do governo federal ofertou 289 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em instituições privadas e públicas em todo o Brasil.

No total foram, 10.457 vagas divididas entre a rede pública federal, estadual e municipal. Os cursos do Sisutec segundo semestre 2014, foram ofertados por escolas técnicas públicas federais, escolas de nível técnico vinculadas às universidades do governo federal, escolas estaduais e municipais. Já o Sistema S (Senai e Senac) ofereceu 30.996, ficando com o segundo maior índice de vagas. As instituições privadas tiveram o maior índice de vagas, ofertando, 247.888 vagas para os cursos técnicos gratuitos Sisutec 2014.

Já em 2015, o Sisutec realizou apenas uma vez o seu processo de inscrições, disponibilizando no total de 83.641 vagas em 515 cidades de todos os estados, inclusive no Distrito Federal.

Sisutec aluno

As vagas do Sisutec são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio em escola da rede pública. O programa também aceita as pessoas que se formaram em instituições particulares, desde que tenham concluído o nível médio com bolsa de 100%.

As instituições federais que participam do Sisutec são adeptas à Lei de Cotas. Ou seja, elas reservam vagas para pretos, pardos e indígenas.

A seleção dos candidatos é realizada a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. O aluno só poderá concorrer no Sisutec se não tiver zerado na prova de redação. Cada curso também adota a sua própria nota de corte, ou seja, a menor nota para ficar na lista de selecionados.

Sisutec 2016

sisutec 2016

Sisutec cursos 2016

Cada curso técnico gratuito do Sisutec 2016 tem duração média de dois anos, com carga horária que varia de 800 a 1.200 horas-aula. A habilitação técnica desenvolve competências profissionais para atuar em uma área específica, apostando em atividades práticas e importantes para o setor produtivo.

Em sua primeira edição, o Sisutec destinou a maior parte das suas vagas para as áreas de tecnologia da informação, saúde e indústria. Os cursos mais procurados, por sua vez, foram técnico em segurança do trabalho, técnico em logística e técnico em informática.

Confira a seguir as principais opções de cursos técnicos oferecidas pelo Sisutec cursos 2016:

Técnico em logística Sisutec 2016: os alunos aprendem sobre os principais processos logísticos, como armazenamento, transporte, movimentação e distribuição.

Técnico em segurança do trabalho Sisutec 2016: curso focado em ações preventivas para prevenir acidentes de trabalho e garantir a saúde do trabalhador.

Técnico em enfermagem Sisutec 2016: os participantes descobrem como atuar na promoção de saúde e na recuperação dos pacientes.

Técnico em informática Sisutec 2016: através desse curso é possível aprender a desenvolver programas e consertar computadores.

Técnico em edificações Sisutec 2016: os participantes adquirem conhecimentos técnicos e de segurança para trabalhar nos projetos de construção civil.

Técnico em radiologia Sisutec 2016: os alunos adquirem conhecimentos necessários para realizar exames radiológicos convencionais, como mamografia e tomografia.

Técnico em eletrotécnica Sisutec 2016: curso focado nas técnicas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Técnico em redes de computadores Sisutec 2016: os alunos aprendem a instalar e configurar equipamentos em rede.

Técnico em massoterapia Sisutec 2016: ao longo das aulas, é possível aprender as principais técnicas de massagens ocidentais e orientais.

Técnico em meio ambiente Sisutec 2016: o curso prepara profissionais para coletar e interpretar dados de documentos ambientais.

Técnico em mecânica Sisutec 2016: a formação mostra como elaborar projetos de equipamentos, máquinas e ferramentas mecânicas. Também ensina como realizar manutenção.

Técnico em informática para internet Sisutec 2016: os participantes do curso aprendem as principais linguagens de programação para desenvolver sites e programas para internet.

Técnico em gerência de saúde Sisutec 2016: o curso ensina a implementar políticas públicas de saúde.

Técnico em computação gráfica Sisutec 2016: os alunos aprendem a lidar com ferramentas de modelagem, ilustração, animação e áudio.

Técnico em estética Sisutec 2016: o curso apresenta as técnicas referentes aos principais procedimentos estéticos.

Técnico em programação de jogos digitais Sisutec 2016: os participantes do curso adquirem conhecimento sobre as linguagens e programas para criar games.

Técnico em farmácia Sisutec 2015: os alunos adquirem conhecimentos para identificar, classificar e vender produtos farmacêuticos. Também aprendem sobre manipulação de fórmulas.

Técnico em análises clínicas Sisutec 2016: os participantes aprendem técnicas para realizar atividades padronizadas em laboratórios.

Técnico em eletrônica Sisutec 2016: a formação apresenta as técnicas para executar e instalar sistemas eletrônicos. Também habilita os alunos para realizar testes e consertos.

Técnico em cuidados de idosos Sisutec 2016: o curso forma profissionais capazes de cuidar do bem-estar, da higiene e da saúde dos idosos.

Técnico em química Sisutec 2016: os alunos aprendem como realizar os principais processos laboratoriais, como amostragens e análises químicas.

Técnico em manutenção e suporte em informática Sisutec 2016: curso focado na manutenção de equipamentos de informática. Os alunos aprendem como identificar os problemas dos computadores e repará-los.

Técnico em desenho de construção civil Sisutec 2016: os alunos adquirem conhecimentos para interpretar e elaborar projetos construtivos.

Técnico em nutrição e dietética Sisutec 2016: os participantes do curso aprendem como garantir a qualidade dos alimentos e do preparo das refeições.

Instituições Sisutec 2016

Sendo uma importante via do Pronatec, o Sisutec mantém parceria com instituições públicas e privadas. O Senai e Senac são grandes executores do programa, assim como as escolas técnicas estaduais e institutos federais.

Algumas instituições particulares também reservam vagas gratuitas para cursos técnicos através do Sisutec, como é o caso da UNIP, da Anhanguera, da Estácio de Sá e da Unopar.

Vagas Sisutec 2016

A cada ano, o Sisutec avança na sua distribuição de oportunidades para cursos técnicos. Na sua primeira edição, que aconteceu no segundo semestre de 2013, foram abertas quase 240 mil vagas. Já no início de 2014, o sistema distribuiu mais de 291 mil vagas. Na terceira edição, que ocorreu no segundo semestre de 2014, foram ofertadas pouco mais de 289 mil oportunidades.

Na edição deste ano, a tendência do Sisutec Vagas 2016 é aumentar. O Governo Federal anunciou que vai ofertar 12 milhões de vagas em mais de 200 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação, a partir de 2016.

Inscrições Sisutec 2016

As inscrições Sisutec 2016 podem ser realizadas pela internet sem qualquer tipo de custo. Os interessados devem acessar o site e efetuar o login, através do número de inscrição do Enem 2015 e a senha.

Dentro do sistema, o candidato deve escolher dois cursos técnicos, por ordem de preferência. Ao fazer a sua inscrição Sisutec 2016, ele também deve deixar claro se deseja disputar às vagas destinadas para quem fez o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral em uma escola particular. Também há oportunidades educacionais reservadas para negros, pardos e indígenas.

Durante todo o período de inscrição, o candidato pode se sentir à vontade para alterar as opções de cursos. Ao final do prazo para se inscrever, o sistema faz uma seleção automática dos candidatos, classificando-os de acordo com o desempenho no Enem.

Caso a nota do candidato permita que ele ingresse nos dois cursos selecionados, o sistema dá preferência à primeira opção que foi marcada. Por isso, é muito importante verificar os cursos marcados antes que o prazo do Sisutec inscrições 2016 cheque ao fim.

Resultado Sisutec 2016

O processo seletivo do Sisutec elabora a lista de classificados conforme a nota do Enem. A primeira chamada é divulgada pouco após o período de inscrição ser finalizado. O resultado da primeira chamada Sisutec 2016 convoca os candidatos para realizar a matrícula, ou seja, comparecer a instituição responsável pelo curso com os documentos necessários.

Quem não for convocado nesse primeiro momento não precisa se desesperar, pois o sistema realiza uma nova chamada para preencher as vagas que não foram ocupadas. O resultado da segunda chamada Sisutec 2016 é divulgado poucos dias após o prazo de matrícula da primeira chamada ser encerrado. O sistema realiza, ainda, uma terceira chamada, com o propósito de preencher as vagas remanescentes Sisutec 2016. Nessa última etapa, o Enem não é obrigatório.

Vagas Remanescentes Sisutec 2016

Caso as duas chamadas do Sisutec não preencham todas as oportunidades oferecidas, o sistema passa a ofertar vagas remanescentes. Todas as pessoas podem se candidatar, sem a necessidade de ter feito o Enem 2015. O processo seletivo é realizado através do site do Pronatec.

Cronograma Sisutec 2016

O MEC (Ministério da Educação), ainda não divulgou o cronograma Sisutec 2016.

ENEM 2015

Os interessados no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), já sabem que a forma para ingressar no programa é participando do Enem. Para os candidados que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), só resta aguardar o resultado oficial do ENEM 2015.

A prova do Enem 2015 foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro, no primeiro dia (sábado), os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para resolver as questões do primeiro caderno, que envolviam as disciplinas: Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química). Os participantes começaram o exame as 13:00 e tiveram até as 17:30 para concluir, foram condicionados a 90 questões objetivas (marcar).

No segundo dia (domingo), o tempo de prova foi um pouco maior em função da redação do ENEM 2015, portanto foi estabelecido uma hora a mais para a realização da prova, começando as 13:00 e com término as 18:30.

As disciplinas do segundo dia foram: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol), Matemática e suas Tecnologias (matemática).

Os participantes do ENEM 2015 responderam as 180 questões com base nas disciplinas citadas acima, além da prova de redação com base no tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Sisutec 2015

Sisutec Vagas 2015

O Ministério da Educação (MEC), divulgou os números do Sisutec Vagas 2015 / I, por Estado.

Confira as Vagas Sisutec 2015 / I por Estado:

AC 410
AL 1936
AM (8) 3405
AP 100
BA (6) 4016
CE 2120
DF 800
ES 1260
GO 1675
MA 750
MG (1) 18357
MS (9) 2979
MT 1427
PA 1380
PB 1516
PE (5) 4514
PI 1000
PR (4) 4640
RJ (10) 2655
RN 1875
RO 815
RR 200
RS (3) 4810
SC (7) 3820
SE 1670
SP (2) 14991
TO 520
Total Geral 83641

Na edição deste ano, o Sisutec Vagas 2015 / I ofereceu 83.641 vagas em 515 cidades de todos os estados, inclusive no Distrito Federal. Os responsáveis pela oferta dos cursos foram: institutos federais de educação, ciência e tecnologia, as redes públicas estaduais, as instituições particulares habilitadas pelo Pronatec e os serviços nacionais de aprendizagem do Sistema S.

Cursos Sisutec 2015

O MEC (Ministério da Educação), divulgou os cursos Sisutec 2015 / I com maior número de vagas homologadas.

Confira os cursos Sisutec 2015 / I com maior número de vagas homologadas

TÉCNICO EM LOGÍSTICA (13316)
TÉCNICO EM INFORMÁTICA (10781)
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO (9522)
TÉCNICO EM ENFERMAGEM (7064)
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (3190)
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (2973)
TÉCNICO EM RADIOLOGIA (2839)
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA (2201)
TÉCNICO EM QUÍMICA (1720)
TÉCNICO EM FARMÁCIA (1460)
TÉCNICO EM MECÂNICA (1432)
TÉCNICO EM ESTÉTICA (1232)
TÉCNICO EM MASSOTERAPIA (1205)
TÉCNICO EM CUIDADOS DE IDOSOS (1177)
TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (1172)
TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET (1169)
TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES (1000)
TÉCNICO EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA (970)
TÉCNICO EM ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA (900)
TÉCNICO EM REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES
QUÍMICOS (854)
TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS (785)
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA (780)
TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO (755)
TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA (688)
TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO (666).

Inscrições Sisutec 2015

Os números das inscrições Sisutec 2015 chegou aproximadamente a 211 mil candidatos inscritos para os cursos do Pronatec (Programa Nacional do Ensino Técnico), de acordo com o MEC (Ministério da Educação). O total de inscritos é de quase 40% menor que a edição do ano anterior. Em 2014, foram quase 350 mil candidatos inscritos.

Cronograma Sisutec 2015

No dia 30 de janeiro o Ministério da Educação divulgou o cronograma Sisutec 2015.

As inscrições para os cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), estiveram disponíveis a partir do dia 29 de junho, até o dia 03 de julho de 2015.

O resultado da primeira chamada esteve disponível no dia 07 de julho, a data para realização da matrícula foi entre os dias 08 e 10 de julho. Já a segunda chamada esteve disponível no dia 14 de julho, com data de matrícula entre os dias 15 e 17 do mesmo mês.

Os candidatos que não obtiveram êxito nas chamadas anteriores, tiveram a chance de participar das vagas remanescentes que foram abertas a partir do dia 20 de julho, com término no dia 15 do mês de setembro.

Sisutec 2015 – Notícias

O Sisutec 2015 registrou aproximadamente 212 mil candidatos inscritos. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica ofereceu 83.641 vagas em mais de 500 municípios. As inscrições para a primeira chamada do Sisutec tiveram início no dia 29 de junho, com término no dia 3 de julho. As vagas remanescentes começaram a ser distribuídas a partir do dia 20 de julho e foram prorrogadas até o dia 15 de setembro.

No penúltimo dia, o sistema registrava 164.412 inscritos e 309.550 inscrições. Das vagas ofertadas nesta seleção, 85% são para estudantes que cursaram o ensino médio em escola da rede pública ou em instituições privadas com bolsa integral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.