Lista de Espera SiSU 2017

Lista de Espera SiSU 2017 – Confira a lista de espera SiSU

Saiba mais sobre a lista de espera e sobre os resultados SiSU 2017

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC). É através dele que instituições públicas de educação de todo o Brasil oferecem vagas para interessados em ingressar no ensino superior, através das chamadas regulares e da lista de espera SiSU 2017.

https://www.sisutec.com.br

O SiSU usa como base as notas obtidas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os processos seletivos acontecem duas vezes ao ano e dependem do número de cursos e vagas oferecido pelas instituições participantes.

Vagas SiSU 2017

No momento da inscrição, existem duas opções de vagas SiSU 2017 no Sistema de Seleção Unificada. Existem as vagas de ampla concorrência e as vagas destinadas a políticas afirmativas.

Ampla concorrência, como sugere o nome, são as vagas oferecidas a todos os candidatos que pretendem concorrer – sem usar nenhum tipo de política afirmativa em sua inscrição.

As vagas que são destinadas a politicas afirmativas são aquelas selecionadas aos alunos que não irão concorrer em ampla concorrência. Alguns exemplos de politicas afirmativas são as politicas para afrodescendentes, candidatos vindos de escola pública, indígenas, e etc.

Importante: é de responsabilidade exclusiva do candidato confirmar a cerificação de que atende aos requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a ação afirmativa, assim como é de sua responsabilidade possuir todos os documentos que serão necessários para a inscrição diretamente na instituição, no momento da matrícula – em caso de aprovação. A documentação, como já foi dito, estará disponível através do sistema juntamente com outros documentos necessários para matrícula.


Resultados SiSU 2017

É importante lembrar que todas as notas usadas no sistema do SiSU são tiradas diretamente do Enem. Ou seja, quando o candidato acessa o SiSU usando seus dados já cadastrados no Enem, o sistema recupera de forma automática suas notas para divulgar os Resultados SiSU 2017.

No momento em que o candidato acabar a inscrição para o curso e instituição que deseja participar, o sistema identificará o tipo de pontuação necessária para aquela inscrição e, automaticamente, irá gerar uma nota de acordo com as suas especificidades – com políticas afirmativas ou não.  Todos os resultados do SiSU deverão ser consultados no Boletim de Acompanhamento. Ele pode ser acessado através do portal do SiSU, nas instituições que participam e/ou na Central de Atendimento do Ministério da Educação – via telefone: 0800-616161.

Critérios de desempate SiSU

Essa é uma situação que dificilmente acontece, mas caso surjam duas notas iguais, o desempate entre os candidatos será feito considerando uma ordem. Ficarão com melhores notas os alunos com:

  • Maior nota na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Matemática e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

Saiba mais detalhes de Como Funciona o SiSU 2017

Lista de Espera SiSU 2017

Todos os candidatos da que não foram selecionados em nenhuma opção na chamada regular podem participar da lista de espera SiSU 2017. Todos os que foram selecionados na segunda opção, tendo efetuado a matrícula ou não, também podem participar.

https://www.sisutec.com.br

O interessado precisa consultar o sistema durante o período que for especificado no cronograma e confirmar seu interesse por participar na lista de espera – no boletim.

Detalhes das Inscrições SiSU 2017

Os candidatos devem também certificar-se de que a participação foi, de fato, confirmada. Na lista de espera SiSU 2017, a convocação para a realização das matrículas é feita por cada instituição. Isto é, o estudante deve acompanhar na própria instituição as convocações.




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *