Inscrição Sisu 2018

Período de inscrições do SISU 2018

O Sistema de Seleção Unificada – SISU 2018 como em edições anteriores será no primeiro e segundo semestre do ano. As inscrições ocorrem sempre no inicio de cada semestre e terão as datas divulgadas posteriormente pelo Ministério da Educação (MEC), responsável por gerenciar o Sistema e selecionar os candidatos.

Instituições públicas, estaduais e federais, além de institutos tecnológicos, vão utilizar o Sisu 2018 para oferecer as vagas de seus cursos presenciais de graduação.

Quem pode se inscrever no SISU 2018?

Para ter o direito de concorrer a estas vagas, os candidatos devem obrigatoriamente ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e não ter tirado nota zero na prova de redação do Exame. As inscrições devem ser realizadas apenas através do site disponibilizado pelo MEC – http://sisu.mec.gov.br/.

inscrição sisu 2018

No ambiente virtual o candidato deve informar o número de inscrição e a senha do Enem. Estes dados são importantes, pois confirmam que o candidato participou do Exame e será através deles que o sistema do Sisu 2018 irá recuperar a nota que o candidato obteve nas provas. Devem ser informadas quais são as opções de curso que o candidato deseja concorrer. As opções devem ser informadas na ordem de preferência do candidato.

Durante o período de inscrições o Sistema possibilita que o candidato acompanhe através de publicações de boletins, se sua nota é suficiente para conseguir obter uma vaga no SISU 2018. Caso sua nota não esteja dentro das vagas, é possível que o candidato altere as opções de curso. O processo seletivo começa nas Inscrições do Sisu 2018.

Inscrições para o SISU 2018

Após o período de inscrições, o sistema informatizado do SISU realizará de forma totalmente impessoal a seleção dos candidatos contemplados com uma das milhares de vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior.

Anteriormente o sistema do SISU era responsável por realizar duas chamadas. Nestas chamadas eram divulgados os nomes dos candidatos contemplados. A partir da edição de 2015 o Sistema ficou responsável em divulgar apenas a primeira chamada e divulgar o nome dos contemplados do programa do governo. Isto ocorreu para que o inicio do período letivo das instituições que utilizam o Sistema, não sofresse atraso em decorrência da realização da segunda chamada pelo Sisu.

Os candidatos não contemplados, ou os contemplados com a segunda opção de curso, devem, caso achem necessário, manifestar o interesse em participar da lista de espera do Sisu 2018, mas é preciso ressaltar que só será disponível concorrer somente com a primeira opção de curso escolhido.

Quem for contemplado com a primeira opção, ou até mesmo os contemplados com a segunda opção devem ficar atentos aos prazos para comparecer na instituição de ensino e efetivar a matricula.

O SISU 2018 oferecerá muitas oportunidades para que seus participantes consigam ingressar no ensino superior, então não fique de fora e realize sua inscrição, e é claro continue a visitar o melhor e mais atualizado site sobre o Sisu 2018.



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *