ProUni 2018

ProUni 2018 – Cursos, Vagas e Inscrições!

Prouni 2018 – Saiba nesta matéria como proceder no Prouni 2018

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) pelo qual instituições privadas de educação de todo o país ofertam vagas para os alunos interessados em entrar no ensino superior.

O Prouni 2018 usa as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As seleções acontecem duas vezes ao ano e depende do número de vagas  e quais os cursos que estão sendo oferecidos pelas instituições privadas participantes. No segundo semestre de 2017, foram oferecidas 147.492 bolsas na chamada regular, mas quase metade delas acabaram ociosas.

Prouni 2018

Foto: Divulgação

Cursos Prouni 2018

Todos os Cursos Prouni 2018 serão oferecidos, não existe um curso que não esteja no cronograma de vagas do programa, lógico, cursos mais concorridos e disputados tem menos vagas, isso faz com que sua nota de corte se fique consideravelmente mais alta. Como por exemplo o curso de medicina, que em algumas instituições privadas que destinam apenas 10% de suas vagas para a modalidade do Prouni, isso faz com que a note de corte beire os 900 pontos.

Cursos Prouni 2018

Foto: Divulgação

Porém, existem faculdades que colocam mais vagas a disposição dos candidatos, basta procurar bem e fazer sua inscrição onde for mais adequado para o estudante, isso inclui diversos fatores, como distância, caso tenha que morar em outro estado e os gastos que o curso acarretará.

Veja como simular sua nota do ProUni!

Vagas Prouni 2018

As Vagas Prouni 2018, se seguirem como foi em 2017, como visto logo acima, foram oferecidas mais de 147 mil vagas, metade delas ficaram ociosas e o MEC teve que abrir outra chamada para suprir mais 77 mil bolsas que estavam disponíveis.

Vagas Prouni 2018

Foto: Divulgação

O maior número de vagas estará concentrado no estado de São Paulo, onde ano passado foram oferecidas mais de 35 mil vagas, em segundo lugar ficou o estado de Minas Gerais com mais de 16 mil vagas e Paraná com mais de 11 mil. Entre os cursos, o que mais oferece vagas pelo Prouni está na Engenharias que ofereceram mais de 16 mil vagas, seguidas pelo curso de Administração com mais de 14 mil vagas, Pedagogia com mais de 10 mil e direito com mais de 8 mil vagas. Para o curso de medicina foram oferecidas 658 vagas.

Inscrições Prouni 2018

As Inscrições Prouni 2018 podem ser feitas por estudantes que não tenham diploma de curso superior, que tenha feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e tenha obtido 450 pontos na média das notas  e com nota maior que zero na redação.

As inscrições para o processo seletivo do Prouni, referente ao 1º semestre de 2018, estarão abertas no período de 6 de fevereiro de 2018 até as 23 horas e 59 minutos de 9 de fevereiro de 2018, observado o horário oficial de Brasília – DF.

As inscrições podem ser feitas através do site oficial do Prouni:  http://prouniportal.mec.gov.br/

Professores da rede pública de ensino, que estejam exercendo o magistério e integrando o quadro de pessoal permanente de uma instituição pública, também poderão se inscrever para cursos de licenciatura, independentemente da renda.

Inscrições Prouni 2018

Foto: Divulgação

Confira os principais Documentos para as Inscrições Prouni 2018:

Documentos de identificação (do estudante e de todo o seu grupo familiar):

  • Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública;
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação;
  • CTPS – Carteira do Trabalho e Previdência Social.

Comprovantes de renda:

  • Três últimos contracheques, no caso de renda fixa;
  • CTPS registrada e atualizada;
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses, no mínimo.

Comprovantes de escolaridade:

  • Comprovante de ensino médio cursado em escola da rede pública;
  • Comprovante de bolsista integral no ensino médio cursado em instituição particular (Caso necessário).

Comprovantes de residência:

  • Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone;
  • Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).


Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Um Resultado

  1. EDINALVA DE CASTRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *