Redação do Enem 2017

Redação do Enem 2017 – 10 possíveis temas de Redação Enem 2017

Conheça alguns dos possíveis temas para redação do Exame Nacional

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, indiscutivelmente, a principal forma de ingressar no ensino superior em todo o país. Usando as notas do exame é possível ingressar em programas do Governo Federal (como SiSU, por exemplo) e conseguir uma vaga em uma instituição desejada. Para isso, porém, é necessário atingir boas notas e a redação Enem 2017 é parte essencial do exame.

Sabendo disso, selecionamos 10 possíveis temas de Redação do Enem 2017. Claro que apenas dominar o tema não é o bastante, mas com ajuda de outras dicas é possível ter uma argumentação que vá de encontro com o desejo dos avaliadores.

Os temas a seguir são pensados levando em consideração todos os acontecimentos nacionais e globais que podem ter impacto na vida de todos os candidatos do Enem. Essa é a ideia da organização da prova ao organizá-la: é importante lidar com temas atuais e que venham tendo grande notabilidade na mídia em geral.

http://www.sisutec.com.br/enem-2017

Como o INEP divulga o tema da redação do Enem apenas no dia da prova, não é garantido que um desses temas será proposto. Mas vamos falar daqueles que terão maior chance.

Redação Enem 2017 – 10 possíveis temas para redação do Enem 2017

A seguir, 10 temas da Redação Enem 2017 que podem cair na próxima edição da prova.

  • Redes Sociais: o impacto na sociedade contemporânea

Um tema sempre esperado por avaliadores e professores que preparam alunos para o Enem é o tema redação Redes Sociais. Por fazer parte do cotidiano de uma maioria de candidatos, esse é um tópico que deve ser visto com atenção já que toda a sociedade hoje é pautada, muitas vezes, por aquilo que está sendo disseminado nas redes sociais. Esse é sempre um tema para ser visto com cuidado.

  • Liberdade de expressão: quais os limites?

Outro tema que é bastante comentado é sobre os limites da liberdade de expressão. Esse é um campo geralmente ligado também às redes sociais. O tema redação Liberdade de Expressão é comumente cotado por especialistas.

  • Preconceito Linguístico

As diversificadas maneiras de comunicar-se (por fala escrita, por imagens, símbolos, etc.) devem ser pensadas e merecem reflexão. A linguagem sempre tem variações sociais, culturais e regionais. Existem várias discussões, portanto, sobre uma forma “correta” de usar a língua portuguesa – a norma culta com o padrão gramatical ensinado na escola. Esse tema redação Preconceito Linguístico pode surgir como opção na próxima edição do Enem.

  • Manifestações populares: vandalismo ou direito?

Em um período onde existem grandes manifestações em diversos espaços do país, existe a possibilidade de uma ampliação da discussão deste tópico. Não seria estranho que o tema redação Manifestações surgisse em uma edição próxima.

  • Alimentação saudável

Os limites do que é ou não é considerado saudável mudam frequentemente. Açúcar ou gordura: qual o grande vilão? O chocolate deve fazer parte de uma dieta ou não? Quais as implicações de uma sociedade obesa? São várias as possibilidades de questionamentos e o tema redação Alimentação Saudável não deve ser descartado.

  • Sistema Carcerário no Brasil

Se uma das principais funções da redação do Enem é problematizar um tema atual, existe um tópico que pode surgir como grande candidato ao tema das próximas edições. O tema redação Sistema Carcerário é possível levando em conta todos os problemas que estão envolvidos no atual sistema brasileiro.

  • Arte Urbana: pixo ou grafite?

Outro tema bastante atual seria a discussão que envolve os limites urbanos na prática do grafite – e sua problematização em relação ao pixo. Esse é um problema específico da cidade de São Paulo, principalmente, mas a discussão acaba afetando o país todo. O tema redação Arte Urbana não deve ser descartado como uma possibilidade de discussão.

  • Deficientes Físicos

Uma grande parte das últimas propostas de redação do Enem estão ligadas às parcelas da população brasileira consideradas como minorias – ou que sofrem qualquer tipo de preconceito. Não seria surpresa se o tema redação Deficientes Físicos surgisse para problematizar quais os limites e percalços na integração e inclusão da população portadora de deficiência física em nossa sociedade.

  • Conceito de Família

Recentemente uma das redações da UNESP (um dos maiores vestibulares de São Paulo) usou esse tema para sua proposta. Mas isso não desvaloriza ou invalida essa discussão. É possível procurar outros pontos do tema redação Conceito de Família para uma problematização: casamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo.

  • Moradores de Rua

Outro tema atual está ligado também a discussão de preconceitos e paradigmas estabelecidos em nossa sociedade. A população de moradores de rua no Brasil é grande e os problemas que todos enfrentam estão ligados diretamente ao nosso cotidiano. O tema redação Moradores de Rua é também atual.

Se quiser saber mais sobre as novidades ligadas as inscrições Enem 2017 e sobre todas as mudanças que envolvem o Exame Nacional, ou também sobre o Simulado Enem 2017, acesse os links.



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *