Simulador SiSU

Simulador SiSU – Saiba como calcular a nota do ENEM

Saiba como simular os resultados do Enem com peso para cada prova! Confira também a nova data do SiSU, inscrições estarão disponíveis a partir do dia 23 de junho.

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2017 foram divulgados e com ele surge o aguardo para os resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que acontece na sequência. Com as cinco notas específicas em mãos, os estudantes buscam uma forma de fazer a simulação da média do SiSU. Isso é possível através do Simulador SiSU.

http://www.sisutec.com.br

SiSU Simulador

O primeiro passo para todos os estudantes que estão interessados em fazer as inscrições no SiSU é saber exatamente quais foram as notas no Enem. Para isso é necessário acessar os resultados através da página do participante (https://enem.inep.gov.br/participante/) com o número do CPF e a senha pessoal registrada anteriormente em mãos. Caso você tenha perdido a senha e queira recupera-la confira o passo a passo através do link: http://pronatec.pro.br/como-recuperar-a-senha-do-enem-2017/

Depois de obter as notas é importante procurar através da base de dados das instituições da qual pretende se inscrever, os cursos e vagas que estão disponíveis e se cada um tem um peso específico. Essas consultas poderão ser feitas já a partir do dia 23 de janeiro, com um número maior de vagas para todo o país – são 239.601 mil, comparados com os 238,5 mil de 2017. O aluno poderá escolher entre 130 instituições públicas (30 estaduais e 100 federais).

Depois de ter as notas em mão, o aluno pode finalmente usar o SiSU Simulador. A internet está disponibilizando vários tipos de calculadoras em diversos sites. Alguns deles são de maior confiança em relação aos outros.

O mais procurado está sendo o Simulador SiSU descomplica. O Descomplica é um site que se especializou em fazer cálculos para o SiSU, porém exige que os estudantes façam login para ter acesso ao “Sisumetro” – espécie de calculadora que faz a média do aluno através das notas do Enem.

http://www.sisutec.com.br

O descomplica SiSU pode ser acessado através do site (https://descomplica.com.br/sisu/) e faz parte e traz uma lista completa de universidades participantes do SiSU 2018.

Outra opção é o Mapa do SiSU. Esse site também exige login por parte dos alunos que pretendem calcular sua média. Através dele é possível usar suas notas e compará-las as notas de corte da primeira edição do SiSU 2017 em todas as universidades e cursos que participaram do processo de seleção através do sistema unificado no último ano. Para conhecer o site, acesse: http://www.mapadosisu.com.br/

A última opção, e bem completa, é a calculadora Enem do site UFRGS. Ela usa as cinco diferentes notas obtidas pelo aluno e faz a média – podendo variar de acordo com o peso que recebe cada prova em um curso/instituição optado pelo estudante. Para conhecer a ferramenta, acesse: https://goo.gl/w8zrjd

Como Funciona o Simulador Sisu 2018

Mas afinal, como funciona o Simulador Sisu 2018? Independente do site que você escolheu, os sistemas fazem um trabalho parecido. Ao usar a sua nota do Enem, os sites comparam  esses valores com as principais notas de corte do Sisu do 1º semestre de 2017.

Com isso são levados em consideração também os pesos de cada disciplina em universidades na última edição desse processo de seleção específico. Sendo assim, você que ainda está em dúvidas sobre qual curso escolher poderá fazer a simulação em diversas opções de graduações em diversas instituições de ensino superior.

Uma falha de grande parte dos simuladores é que ainda é possível fazer APENAS a simulação de notas de corte para ampla concorrência. Em breve serão disponibilizadas versões atualizadas de simuladores com a opção de vagas de cotas e ações afirmativas por diversas instituições cadastradas no Sistema de Seleção Unificada.

Sisu 2018

O SiSU 2018, Sistema de Seleção Unificada, é o sistema informatizado do Ministério da Educação do qual instituições públicas de educação de todo o Brasil ofertam oportunidades para os alunos interessados em ingressar no ensino superior. Como dito anteriormente, o SiSU usa como base as notas do Exame Nacional do Ensino Médio e as seleções acontecem duas vezes ao ano.

As inscrições Sisu 2018 devem acontecer, para quem quer participar desta edição, entre os dias 23 e 26 de janeiro. Para participar, porém, é necessário ter garantido uma nota acima de zero na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2017.

Nesta edição, como anteriormente, todos os candidatos poderão fazer a inscrição em até duas vagas – escolhendo a instituição e curso de graduação que deseja buscar uma das vagas. É necessário, também, que os estudantes escolham a modalidade específica em que pretendem buscar uma das oportunidades (através de ampla concorrência ou com uma das ações afirmativas).

Universidades participantes do Sisu 2018

São centenas de universidades participantes do Sisu 2018. Selecionamos alguns dos destaques em cada região. Confira:

Centro-Oeste:
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Nordeste:
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade do Estado do Ceará (UECE)
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Instituto Federal da Bahia (IFBA)
Instituto Federal Baiano (IFBaiano)
Instituto Federal do Ceará (IFCE)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Norte:
Universidade Federal do Acre (UFAC)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Universidade Federal do Amapá (Unifap)
Universidade Federal do Pará (UFPA)

Sudeste:
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Sul:
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

 



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *