A Difícil Tarefa de Preencher Vagas na Área de Tecnologia: Uma Realidade Atual?

Está realmente mais difícil preencher as vagas na área de tecnologia? O mercado de TI, Tecnologia da Informação, é, sem dúvida, um dos que mais geram oportunidades de emprego. Isso se deve à sua variedade de setores e à necessidade crescente de profissionais qualificados em praticamente todas as empresas. Contudo, apesar das inúmeras vagas disponíveis, a busca por talentos enfrenta obstáculos significativos.

Foto: Canva

Entenda mais: Tecnologia Social Brasileira: Inspirando Políticas de Inclusão Juvenil Global

Em Busca de Profissionais da Área de Tecnologia: Uma Necessidade Constante

Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing, destaca a busca incessante das empresas por profissionais de tecnologia. Ele afirma que a presença da tecnologia em todos os departamentos amplia exponencialmente a necessidade de profissionais capacitados. Para os candidatos, essa demanda é vista como uma excelente oportunidade para se destacarem nesse campo.

Setores com Mais Vagas na Tecnologia da Informação

Como em outros setores, áreas específicas frequentemente apresentam novas oportunidades. Atualmente, as áreas de maior destaque e com mais vagas em aberto na TI incluem:

  • Segurança da Informação;
  • Desenvolvimento de Softwares;
  • Infraestrutura de TI;
  • User Experience (UX);
  • Análise de Business Intelligence.

É fundamental ressaltar que cada uma dessas áreas oferece uma variedade de vagas, desde estágios até posições de liderança para profissionais altamente qualificados.

Tendências do Mercado em 2024

Praticamente todas as áreas mencionadas anteriormente se manterão em alta no próximo ano. Contudo, duas delas merecem destaque. A princípio, a primeira delas é User Experience (UX).

Com o foco crescente das empresas no atendimento e interações com os clientes, o profissional de UX é essencial para garantir uma experiência positiva e para prevenir contratempos nas interações virtuais.

Ainda assim, a outra área que continua sendo extremamente demandada é a de Segurança da Informação. Isso porque, às vezes, cada vez mais criminosos virtuais se utilizam de brechas para aplicar golpes e outros tipos de crimes.

E para evitar um enorme prejuízo, as empresas investem cada vez mais em profissionais que irão garantir a segurança de suas redes, páginas e outros elementos do mundo online.

Cenário do Mercado de Trabalho para Profissionais de TI

Assim como em outros anos, em grande parte das empresas falta profissionais experientes na área. Esta é uma das poucas áreas onde os funcionários são valorizados, mas também sofrem com a concorrência de concorrentes, fazendo com que haja mais rotatividade do que renovação dentro do setor.

Segundo um levantamento do Google for Startups, em 2025 o déficit será ainda maior. Atualmente, há um estudo que aponta para cerca de 53 mil profissionais se formando entre 2021 e 2025, mas, com o propósito de atender à demanda crescente, a Brasscom prevê a necessidade de 800 mil novos talentos nesse período. Se não bastasse, há também a concorrência do mercado internacional. Isso porque a área de TI é uma das mais valorizadas do mundo. Sendo assim, a oportunidade de trabalhar em grande empresas do setor e ter um ótimo salário no exterior chama atenção dos profissionais brasileiros.

Leia agora: Prefeitura de Itapeva Abre 5.200 Vagas em Concurso Público: Diversos Níveis de Escolaridade

Afinal, Vai Faltar Profissionais de TI?

Não só vai faltar, como já está faltando no mercado de trabalho atual. O grande problema que envolve a profissão é justamente o seu investimento, já que para se qualificar para uma vaga, é preciso que o candidato tenha experiência em determinadas áreas, onde por sua vez necessitam de treinamentos específicos e certificação.

Essas certificações são uma prova de que o candidato possui um determinado conhecimento para uma habilidade específica. As universidades, por sua vez, oferecem apenas uma espécie de introdução para todas as áreas de TI. Em outras palavras, caso o profissional queira se especializar em programação, por exemplo, terá que recorrer a outros treinamentos além do Ensino Superior, uma vez que dentro dele não há conhecimento suficiente para preparar o candidato para uma vaga dentro da área.

A solução seria um investimento maior da disciplina dentro do currículo básico da educação nacional. Entretanto, isso necessita de um maior aparato tecnológico e de mais profissional para lecionar a matéria em sala de aula. Resta saber o quanto as autoridades estariam interessadas em investir nisso.

Qual é o Salário de um Profissional de TI?

A resposta para essa pergunta varia bastante, já que é preciso colocar na balança uma série de fatores, a fim de determinar o valor do salário. Comumente, a média de um profissional de TI é de R$ 4.800 a R$6.500. Entretanto, esse valor pode ser até oito vezes mais alto dependendo do tipo de cargo e capacitação necessária. E ele só tende a crescer se essa mesma vaga for para oportunidades fora do Brasil, já que há a conversão da moeda, e outros benefícios que variam de acordo com cada empresa contratante.

Agora que você já conhece melhor o mercado de trabalho de TI, já pode decidir se vale a pena investir no setor e ser um profissional em das áreas com mais oportunidades do momento.

Veja também: Tecnólogo em Concursos Públicos de Nível Superior: Como Funciona?

Comentários estão fechados.