Concurso Público Nacional: Lista de Cidades para Aplicação das Provas é Divulgada

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a relação das 180 cidades em que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) realizará as provas em março de 2024. A decisão baseou-se na densidade populacional, no raio de influência microrregional e, acima de tudo, na facilidade de acesso.

Foto: Canva

Leia agora: Prefeitura no Maranhão abre Concurso na Área de Educação com Salários de até R$ 4.420

Principais Destaques do Concurso Público Nacional

  • Proximidade ao Candidato: A escolha das cidades considerou a densidade populacional, garantindo a realização do exame próximo aos candidatos.
  • Democratização do Acesso: Com mais de 100 mil habitantes, as cidades selecionadas oferecerão oportunidades para os candidatos concorrerem a vagas de diversos órgãos públicos.

Distribuição das Cidades:

  • Regiões e Quantidade de Municípios: Norte (39 cidades), Nordeste (54), Centro-oeste (20), Sudeste (44) e Sul (23) foram contemplados, distribuindo oportunidades em diversos estados.

José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, enfatizou a importância dessa ação para a democratização do acesso aos serviços públicos. “Fica mais fácil e mais barato para as pessoas fazerem a prova perto de suas casas. Além disso, pagando apenas uma inscrição os candidatos concorrem a vagas de vários órgãos públicos”, destacou.

Entenda mais: Concurso Unificado: Regionalização? Tudo o que já se sabe

Detalhes por Região

  • Norte e Nordeste: Com distribuição em estados como Amazonas, Pará, Bahia e outros, a prova abrangerá 93 cidades nessas regiões.
  • Centro-Oeste e Sul: Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul e demais estados terão 43 cidades para a realização do CPNU.

A iniciativa visa garantir maior representatividade na Administração Pública Federal, refletindo critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais desde a aplicação do certame. Assim como busca democratizar o acesso às vagas, mesmo que o município selecionado não tenha estrutura suficiente, as provas serão aplicadas em cidades próximas.

Essa abrangência em 180 cidades no Brasil todavia promete, desde já, facilitar e ampliar as oportunidades de acesso às vagas do serviço público, permitindo que candidatos de diversas localidades tenham a chance de concorrer a cargos em órgãos federais.

Principalmente, com efeito visa-se aumentar a representatividade dessa força de trabalho, trazendo critérios sócio-econômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame, como resultado, espera-se uma seleção mais equitativa e abrangente.

Veja também: Guia Completo para Estudar para o Enem 2024: Conteúdos e Dicas Importantes!

Comentários estão fechados.