Curso Gratuito de Cibersegurança com Apoio do Senai Aceita Inscrições

As inscrições estão abertas para o curso gratuito de cibersegurança promovido pelo programa Hackers do Bem, com respaldo do Senai e da Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Aprenda cibersegurança, ademais do seu nível de experiência, em cinco trilhas de aprendizado, desde o Nivelamento até a Residência Tecnológica, através de aulas online.

Foto: Canva

Entenda mais: Senai de Araçatuba Oferece 327 Vagas em 18 Cursos Gratuitos

Capacitação em Cinco Trilhas de Aprendizado

  • Oferta de curso gratuito de cibersegurança pelo programa Hackers do Bem, aliás em parceria com o Senai e a Escola Superior de Redes da RNP.
  • Disponibilidade de cinco trilhas de aprendizado para diferentes níveis de experiência, conforme o Nivelamento até a Residência Tecnológica.
  • Iniciativa apoiada, enfim pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para capacitar profissionais nesse campo emergente.

A iniciativa, enquanto com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, destina-se a indivíduos interessados em ingressar profissionalmente nesse setor. O programa fornecerá as habilidades e ferramentas essenciais para aqueles que desejam se tornar profissionais qualificados, então, independentemente do conhecimento prévio.

Durante o curso, os alunos terão acesso a um conteúdo abrangente, com a chancela de qualidade da Escola Superior de Redes da RNP e do Senai, além de uma gama de recursos educacionais.

Experiência Prévia Não é Necessária

A formação, certamente que não requer experiência prévia, está programada até dezembro de 2025. Os cursos de Nivelamento e Básico são assíncronos, permitindo que os alunos aprendam conforme seu próprio ritmo. Entretanto, os cursos Fundamental e Especializado terão turmas ao longo da duração do programa. Os alunos serão notificados sobre a abertura das turmas por e-mail e através da plataforma de aprendizagem.

Veja também: Curso Gratuito de TI em Mato Grosso do Sul: 540 Vagas Disponíveis

O impacto hacker

Os hackers, em seu sentido original, são pessoas apaixonadas por explorar sistemas e encontrar soluções criativas para desafios complexos. A princípio, embora haja a conotação negativa muitas vezes associada ao termo, os hackers têm contribuído significativamente para a sociedade de várias maneiras.

  1. Segurança Cibernética: Hackers éticos, também conhecidos como “white hat hackers”, trabalham para identificar vulnerabilidades em sistemas, aplicativos e redes, a fim de fortalecer as defesas contra ataques maliciosos.
  2. Inovação Tecnológica: Ademais, muitos hackers são impulsionadores da inovação, desenvolvendo novos softwares, ferramentas e tecnologias que aprimoram a eficiência e a segurança dos sistemas.
  3. Acesso à Informação: Hackers ativistas, ou “hacktivistas”, buscam acessar informações que possam expor corrupção, violações de direitos humanos e questões sociais, com o propósito de promover conscientização e mudanças.
  4. Aprimoramento da Privacidade: Alguns hackers concentram esforços em proteger a privacidade na internet, desenvolvendo tecnologias e práticas para garantir que os dados dos usuários sejam mantidos seguros e privados, de antemão.
  5. Apoio à Educação e Acesso Livre ao Conhecimento: Hackers frequentemente compartilham conhecimento por meio de fóruns, comunidades online e eventos, contribuindo para o avanço do aprendizado tecnológico, ainda assim.
  6. Inclusão Digital: Projetos hackers, como a criação de softwares de código aberto e acesso aberto à informação, têm como objetivo reduzir a lacuna digital, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a recursos e ferramentas tecnológicas, principalmente.

Entretanto, é importante reconhecer que nem todas as atividades associadas ao hacking são positivas, e há indivíduos que exploram sistemas para ganho pessoal ou prejudicar outros. No entanto, muitos hackers estão comprometidos com a ética e contribuem de maneira significativa para a segurança, inovação e conscientização na sociedade. Como resultado, seu impacto pode ser fundamental para o avanço tecnológico e a proteção online.

Prepare-se para o Lançamento

O lançamento do primeiro curso da trilha está marcado para o dia 22 de janeiro. Interessados podem se inscrever pelo site hackersdobem.org.br. Esteja pronto para ampliar seus conhecimentos e trilhar um caminho de excelência na cibersegurança!

Leia agora: Unifesp Oferece Curso Gratuito Online com Mil Vagas Disponíveis

Comentários estão fechados.