ProUni 2017

ProUni 2017 – Confira como participar do ProUni 2017

Saiba todos os detalhes sobre o programa e como funciona – Inscrições de 31 de janeiro até 3 de fevereiro

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um dos mais procurados por estudantes de todo o Brasil que pretendem buscar uma bolsa de estudo parcial ou integral. O ProUni 2017 é voltado para quem estuda em instituições de ensino superior particulares que possuem cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica. Confira também sobre o SiSU 2017, programa do governo federal que já ajudou milhares de estudantes a ingressar na universidade de forma gratuita.

http://www.sisutec.com.br

ProUni como funciona

Uma das questões que devem ser respondidas antes de qualquer informação sobre o programa é como funciona ProUni.

O Programa Universidade para Todos surgiu com a intenção de conceder bolsas de estudo de forma integral ou parcial em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Todas as bolsas são ofertadas para instituições de ensino superior privadas.

O programa surgiu através do Governo Federal em 2004 e foi institucionalizado pela Lei nº 11.096, no dia 13 de janeiro de 2005. A vantagem para as instituições que oferecem as bolsas e aderem ao programa é a isenção de tributos.

Voltado para alunos que vieram do ensino médio através da rede particular (na condição de bolsistas integrais) ou da rede pública de ensino, com uma renda familiar que não ultrapasse o valor de três salários mínimos per capta, o ProUni 2017 recebe destaque por ter um sistema seletivo impessoal e informatizado e isso dá a certeza de transparência e seguridade à todo o processo.

Todos os candidatos selecionados pelo programa terão como base para a seleção as notas adquiridas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através do Gabarito Enem 2016. Isso garante uma inclusão baseada em mérito e qualidade para todos os alunos que tiveram melhor desempenho acadêmico.

ProUni inscrições 2017

Outra dúvida frequente é sobre como funciona as ProUni inscrições 2017.

O primeiro requisito para fazer a inscrição ProUni 2017 é ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, em uma das edições a partir do ano de 2010. O resultado da prova deve ter sido maior do que 450 (média geral) e uma nota superior a zero na redação.

http://www.sisutec.com.br

Como dito anteriormente, o ProUni disponibilizada bolsas integrais ou parciais, de acordo com as especificidades do aluno. Para concorrer, por exemplo, às bolsas parciais de 50% o aluno deve se encaixar em uma das categorias abaixo relacionadas:

  • Ter concluído o segundo grau – ensino médio – em uma instituição pública de ensino (ou em uma instituição privada, mas com bolsa integral);
  • Ser professor da rede pública de ensino;
  • Possuir alguma deficiência incapacitante.

Os interessados em uma das bolsas integrais deve ter uma renda familiar mensal (bruta) de até um salário-mínimo e meio por pessoa. Essa informação deve ser dada no início do período de inscrições que começam no dia 31 de janeiro e terminam no dia 03 de fevereiro.

ProUni resultado 2017

Como já foi informado, o ProUni usa as notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – realizado após 2010 – para avaliar os estudantes que buscam uma boa colocação no ProUni resultado 2017.

São realizadas, portanto, duas diferentes chamadas para selecionar aqueles candidatos que receberão benefício através do programa. Os estudantes que foram selecionados nessa etapa devem, obrigatoriamente, marcar presença nas instituições que escolheram para receber a bolsa e mostrar os documentos que comprovam todas as informações dadas anteriormente na ficha de inscrição.

http://www.sisutec.com.br

Todos os estudantes que não ficaram bem classificados nessa espécie de primeira chamada, poderão participar na ProUni lista de espera. Essa lista sempre será usada pelas instituições para completar o número de bolsas fornecidas que não foram ocupadas. Essas listas surgem, geralmente, pois muitos candidatos não prestaram as informações necessárias dentro do prazo estabelecido pelo ProUni ou porque não apresentaram as documentações necessárias.

ProUni 2017

A continuação do programa para 2017 está confirmada. As inscrições para instituições que têm interesse em aderir ao ProUni 2017 foram encerradas no dia 14 de dezembro de 2016.

As instituições devem manifestar interesse na adesão ao programa, de fato efetivada, até o dia 16 de dezembro. A previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2016 é de R$ 1,3 bilhão, sendo esse valor todo convertido para as bolsas ofertadas pelo ProUni.



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *