Provas do Enem

Confira um pouco mais sobre as Provas do Enem

Saiba mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio e alguns programas do Governo Federal

São vários os processos de seleção para quem pretende ingressar no ensino superior no Brasil. Um dos mais bem sucedidos em nível nacional é o SiSU, o Sistema de Seleção Unificada. Esse programa foi criado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC), e usa as notas das Provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

https://www.sisutec.com.br

A relação, portanto, entre o SiSU e o Enem é necessária para o ingresso ao ensino superior público. É interesse entender o que é o SiSU antes de falar do Exame Nacional.

SiSU 2017

Mesmo que o SiSU já venha sendo integrado a um número significante de instituições do país, surgem ainda dúvidas em relação ao seu uso.

O processo de seleção através do Sistema de Seleção Unificada acontece em uma etapa única de inscrição. O estudante deve escolher suas opções de inscrição entre aquelas vagas oferecidas pelas instituições que estão cadastradas no programa. O interessado define então, se quer concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.

https://www.sisutec.com.br

Detalhe: durante essa etapa inicial de inscrições, o aluno que desejar poderá fazer alterações em suas opções. Será sempre levada em consideração pelo sistema a última escolha confirmada quando encerrar-se o período.

Assim que termina o período de inscrição do SiSU, o sistema escolherá automaticamente os candidatos classificados com melhor nota em cada curso, usando como critério sempre as Provas do Enem e eventuais detalhes (como as políticas afirmativas, por exemplo). Serão considerados selecionados nessa etapa todos os estudantes que ficarem dentro do número de vagas que é ofertado pelo SiSU em cada curso, sempre de acordo com a modalidade de concorrência.

Em todas as novas chamadas os alunos que forem escolhidos terão um prazo específico para efetuar a matrícula na instituição de escolha, confirmando nesse momento a ocupação de uma das vagas.


Para aqueles que não conseguiram uma vaga até essa etapa, ainda surgirá uma oportunidade para os alunos que não ficaram entre os selecionados. Logo após as chamadas regulares, o sistema disponibilizará para todas as instituições integradas ao SiSU uma lista de espera. Essa última deverá ser utilizada prioritariamente no preenchimento de vagas que ainda não foram ocupadas.

Para participar dessa Lista de Espera Sisu 2017, o estudante interessado deve, dentro do prazo especificado, manifestar interesse na inclusão do seu nome.

A nota de corte SiSU 2017 do processo de seleção será sempre a menor nota para aparecer entre os selecionados de um curso – usando necessariamente como base o número total de candidatos e de vagas. O SiSU faz o cálculo da nota de corte por curso diariamente.

Detalhe: as instituições têm total autonomia na definição de uma nota mínima e pesos por matéria em cada curso. Logo, fique atento aos editais dos processos de seleção de cada instituição em que deseja fazer a inscrição.

Provas do Enem

Todas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio ficam disponíveis após o período de realização das provas do Enem em todo o Brasil. Além dos resultados, também é possível verificar todos os cadernos de questões, independente da cor. Eles ficam abertos para o acesso de toda a comunidade, na internet.

Nesse ano, porém, o gabarito Enem 2016 só foi disponibilizado para estudantes que participaram da primeira aplicação de provas realizadas em novembro. A segunda aplicação será dada para aqueles alunos que tinham seus exames marcados em alguma das escolas ocupadas por estudantes.

As provas e gabaritos podem ser consultados no site: http://enem.inep.gov.br/gabaritos-e-cadernos-de-questoes.html.

Fies 2017

Outro programa que vem recebendo destaque no campo da educação no Brasil é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Fies 2017 é um programa que usa recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para ajudar estudantes de todo o país. Com crédito financeiro, os universitários que estudam em instituições privadas quitam os valores mensais de seus cursos de graduação e podem pagar, respectivamente, com juros baixos esses valores.

ProUni 2017

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um dos mais procurados por alunos de todo o país que buscam uma bolsa de estudo integral ou parcial. O ProUni 2017 tem como público alvo estudantes de instituições de ensino superior particulares (que possuem cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica).

Todos os candidatos beneficiados pelo programa vão ter como base para a seleção as notas adquiridas no Exame Nacional do Ensino Médio.




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *