Resultado ENEM 2016

ENEM Resultado – Confira o Resultado ENEM 2016

Saiba como funcionam os resultados do Enem e SiSU

O Ministério da Educação (MEC) nos últimos anos vem mostrando uma grande preocupação com todos os alunos e cidadãos que pretendem ter acesso ao ensino superior gratuito. Esses interessados dependem do resultado ENEM 2016 e das suas datas.

https://www.sisutec.com.br

A integração entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) são parte fundamental dos projetos de educação no Brasil recentemente. É preciso entender como funcionam cada um dos projetos para entrar nos detalhes de seus resultados.

SiSU 2017

Em 2009, o Ministério da Educação criou o Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2017) e sua plataforma online. Uma proposta ministro da Educação na época, Fernando Haddad, o sistema nasceu com uma finalidade bem marcada: estudantes que realizavam o Exame Nacional do Ensino Médio deveriam utilizar a nota adquirida para ingressar em instituições públicas de ensino superior que aderissem integralmente ou parcialmente ao processo seletivo.

Apesar de encontrar alguns obstáculos nos anos iniciais, o SiSU vêm se mostrando um mecanismo eficaz de ingresso no ensino superior para um número grande de estudantes.

https://www.sisutec.com.br

É possível entender melhor essa ideia analisando alguns números dos últimos anos. Para caráter de comparação, no primeiro semestre de 2011 foram abertas 83.125 oportunidades em 83 instituições públicas de ensino superior. Esse número deve ser considerado já que, no mesmo momento de 2010, o número de vagas era 77% menor – 47 mil vagas.

Os números cresceram de forma gradativa durante os anos que vieram. Em 2012, podemos ver, surgiram 108.552 vagas para 92 instituições. No ano de 2013 foram 129.319 vagas em 101 instituições. Durante o ano de 2016, foram ofertadas aproximadamente 228 mil vagas em 131 universidades.


Enem 2016

O Enem 2016, ou Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado com a intenção de fazer uma avaliação mais rigorosa do desempenho dos estudantes brasileiros no fim do período conhecido como “escolaridade básica”. O Ministério da educação criou o programa em 1998 e, até hoje, esse é considerado um indicador importante sobre a educação do país.

É o Enem também, uma das formas mais democráticas de ingresso no ensino superior gratuito. O Enem acontece anualmente para alunos de escolas privadas e públicas em todas as 27 unidades federativas.

Uma das principais características do exame é a tentativa de avaliar os candidatos através do raciocínio, interpretação e domínio do conteúdo que foi passado durante todo o período do ensino médio.

As notas do exame sempre são divulgadas através do Gabarito Enem 2016.

SiSU Resultado 2017

É importante lembrar sempre da integração entre SiSU e Enem. Todas as notas usadas no sistema do SiSU são retiradas do Enem. Quer dizer, quando o candidato acessa o SiSU Resultado 2017 usando seus dados – que já foram cadastrados anteriormente no Enem – o sistema acaba recuperando automaticamente suas notas.

https://www.sisutec.com.br/

Algumas universidades que são cadastradas ao SiSU adotam diferentes pesos para os exames. Isto é, quando o candidato terminar sua a inscrição SiSU 2017 para o curso e instituição que pretende participar, o próprio sistema encontra o tipo de pontuação necessária para aquela inscrição e gera uma nota de acordo com as suas especificidades.

Os resultados do SiSU podem ser consultados no Boletim de Acompanhamento, através do portal SiSU, nas instituições que participam ou na Central de Atendimento do Ministério da Educação através do fone 0800-616161.

Enem resultado 2016

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio são disponibilizados após o período de realização das provas em todo o Brasil. É só depois que todos os candidatos que marcaram presença, fizeram a prova, que surge o Enem resultado.

O gabarito Enem 2016 só foi disponibilizado para os alunos que participaram da primeira aplicação de provas realizadas em novembro. As provas e gabaritos podem ser consultados no site: http://enem.inep.gov.br/gabaritos-e-cadernos-de-questoes.html.




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *