Investimentos Pronatec e Sisutec

Investimento Pronatec e Sisutec 2016 – MEC irá liberar 78 milhões para os programas

Orçamento contempla instituições públicas e privadas, onde o recurso será destinado à bolsas de estudo.


Veja como participar do programa e ingressar no ensino técnico gratuitamente.

O diferencial da formação técnica de qualidade no currículo, seja em instituições de ensino públicas ou privadas, pode ser a sua chance de mudar de vida. Com o investimento de R$78 milhões do Governo Federal no Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o programa se fortalece e poderá passar a atender ainda mais beneficiados através de auxílios e bolsas integrais de estudo em todo o país.

https://www.sisutec.com.br

Os recursos destacados para o ensino público correspondem ao custeio de todas as despesas relacionadas ao curso por estudante, incluindo a contratação de professores e manutenção das instituições, ao contrário do que ocorre nas instituições privadas, onde o valor direcionado se refere ao pagamento de bolsa de estudo na forma de mensalidades e é feito diretamente para as escolas.

O investimento é um modo de garantir a continuidade do Pronatec como forma de acesso democrático e universal ao ensino técnico. Continue lendo para saber como você pode se beneficiar com o programa.


Pronatec 2016

Se você tem interesse em concluir um curso como Técnico em Informática, Farmácia, Segurança do trabalho ou Enfermagem, para citar alguns exemplos, o Pronatec 2016 pode ser um aliado na hora de ingressar em uma instituição de ensino que ofereça tais opções. Para participar do Pronatec você precisa ficar atento aos períodos de matrícula das instituições ou se inscrever no Sisutec.

Através do Pronatec são oferecidos cursos técnicos, para quem está cursando ou já possui o ensino médio, e cursos de qualificação profissional de escolaridade mínima variada. No total, são 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos, que podem ser consultados no portal oficial do programa no Guia Pronatec de Cursos FIC e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Sisutec 2016

Uma qualificação como técnico abre um novo caminho repleto de oportunidades para quem busca entrar no disputado mercado de trabalho. Entre as formas de ingressar no ensino técnico está o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Através de uma plataforma vitual similar ao Sisu, que distribui as vagas do ensino superior, o Sisutec seleciona os candidatos que irão fazer parte de cursos técnicos na modalidade subsequente em instituições públicas e privadas a partir das notas obtidas por esses candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O processo seletivo do Sisutec 2016 abre para inscrições duas vezes por ano, uma a cada início de semestre letivo nas instituições de ensino. A inscrição é gratuita, realizada em uma única etapa e é feita pela internet. Saiba a seguir como efetuar a sua.

Como participar das inscrições Pronatec Sisutec 2016

Para participar do Sisutec o candidato deverá acessar o site http://sisutec.mec.gov.br/ durante o período de inscrições abertas e fazer o seu cadastro. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher até duas opções de curso entre as vagas ofertadas pelas instituições de ensino que utilizam o sistema como processo seletivo.

O candidato também deverá definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, ou ainda às vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem. Serão considerados selecionados os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso.

O candidato selecionado deverá atentar para as duas chamadas que serão realizadas durante o período de matrículas. Se for contemplado com uma vaga em uma das chamadas, o candidato deverá dirigir-se até a instituição na qual se inscreveu para realizar a matrícula e somente assim assegurar a ocupação da vaga.




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *