SiSU Inscrição 2017

SiSU Inscrição 2017 – Confira as informações e participe das inscrições SiSU 2017

Estão abertas as inscrições SiSU 2017. Inscreva-se!

Na madrugada de terça-feira (24) o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu as inscrições para mais de 238 mil vagas em 131 universidades em todo o país. Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 podem se inscrever no sistema até as 29h59 de domingo (29). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 30.

O número de vagas SiSU 2017 aumentou: 4,5% – no ano de 2016 foram 205,5 mil. Além disso, mais cinco instituições públicas passaram a integrar o SiSU. Agora são 131, no total.

Confira abaixo mais informações sobre a inscrição 2017 SiSU:

https://www.sisutec.com.br

Para participar do SiSU inscrições 2017, o aluno interessado deve ter em mãos o número de inscrição e a senha utilizada pelo próprio candidato no Exame Nacional do Ensino Médio requerido para a edição específica (no caso específico de o candidato não lembrar-se da senha, é possível recuperá-la através do próprio site do Enem).

Essa etapa da inscrição é feita exclusivamente através do portal do SiSU na internet e não haverá a cobrança adicional de nenhuma taxa. O valor que o aluno pagou no momento da inscrição para a prova do Enem cobre esse processo de seleção.

Importante: as instituições tem a autonomia de definir nota mínima e pesos diferentes por matérias específicas do Enem em cada curso. Portanto fique atento sempre aos editais dos processos de seleção de cada instituição que pretende fazer a inscrição.

Confira também as instituições e os cursos disponíveis através do SiSU 2017.

SiSU o que é

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) do qual instituições públicas de educação do país inteiro oferecem vagas para candidatos interessados em ingressar no ensino superior. Para a SiSU inscrição 2017, o programa usa como base as notas obtidas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as seleções do SiSU acontecem duas vezes ao ano e dependem do número de cursos e vagas oferecidos pelas instituições participantes.


https://www.sisutec.com.br

Apesar de percalços nos seus primeiros anos, o Sistema de Seleção Unificada integrado ao Enem vem se mostrando uma política eficaz de ingresso no ensino superior para um número grande de estudantes do país inteiro. Durante o ano de 2016, por exemplo, foram ofertadas cerca de 228 mil vagas em 131 instituições diferentes, através do SiSU inscrições.

Como funciona o SiSU

Mesmo que o Sistema de Seleção Unificada já venha sendo usado por um número razoável de instituições de todo o Brasil, ainda surgem alguns questionamentos de como funciona o SiSU.

O processo seletivo através do SiSU se dá em uma etapa única de inscrição. O aluno que têm interesse em ingressar no ensino superior escolhe suas opções de inscrição entre todas as vagas ofertadas por aquelas instituições que participam do programa e define assim, se quer concorrer às vagas destinadas a políticas afirmativas ou às vagas de ampla concorrência.

https://www.sisutec.com.br

Durante essa etapa da inscrição SiSU 2017, aquele candidato que achar necessário, pode alterar suas opções de curso. Será sempre considerada pelo sistema a última escolha no momento do encerramento do período de inscrições.

Assim que essa etapa é concluída o próprio sistema seleciona de automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, usando sempre como critério as notas no Exame Nacional do Ensino Médio e eventuais ponderações – políticas afirmativas. Serão considerados todos os candidatos classificados dentro do número de vagas oferecidas pelo SiSU em cada curso – sempre de acordo com a modalidade de concorrência. A cada novo resultado Sisu 2017, os candidatos que forem selecionados terão, portanto, um prazo para efetuar a matrícula na própria instituição escolhida. Dessa forma o estudante confirma a ocupação de uma das vagas.

Mesmo ao fim dessa etapa, ainda haverá uma última oportunidade para os alunos que não foram selecionados. Após a conclusão dessas primeiras chamadas regulares, o SiSU disponibilizará para todas as instituições participantes uma Lista de Espera. Essa última deverá ser usada prioritariamente para o preenchimento de vagas que não foram ocupadas. Para participar da Lista de Espera SiSU 2017, o candidato deve, dentro do prazo estabelecido no cronograma, manifestar interesse na inclusão do seu nome.




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *