Sisutec Vagas

Pouco conhecido pelos estudantes brasileiros, que têm mais uma ferramenta para compor seus estudos, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), é o sistema informatizado, gerenciado pelo


Ministério da Educação (MEC), em que instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na prática, é mais uma oportunidade em obter-se enriquecimento de conteúdo e currículo, tão necessário nos dias de hoje para a obtenção de um bom emprego e consequentemente para o complemento da renda familiar.

Conhecendo o Sisutec e suas vagas

Diferente de outros programas estudantis do governo federal, o Sisutec é composto por apenas uma fase de inscrição e aprovação. Assim como todos os programas que de alguma maneira subsidiam os estudos, alguns requisitos são obrigatórios para que o interessado consiga obter sucesso em sua jornada no Sisutec cursos.

Segundo a homepage oficial, “ao se cadastrar no Sisutec inscrições, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisutec. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas destinadas aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ou às vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, especificamente para acesso às vagas ofertadas pelas instituições federais de ensino ou às vagas destinadas à ampla concorrência”.


É sempre bom ficar atento aos questionamentos e regulamentos, para que o processo seja agilizado e você consiga se encaixar nas vagas ofertadas. Durante o período aberto para as inscrições, o candidato ainda, pode ter a oportunidade de alterar suas opções. Sempre que alterada, o programa reconhece como válida a última inscrição confirmada. Lembrando que o candidato deverá ficar atento no Sisutec Resultado.

Ao fim do processo de inscrição o sistema do Sisutec seleciona para as vagas, os candidatos melhores classificados em cada curso, seguindo as notas obtidas através do Enem. O sistema seleciona de forma automática os contemplados.

Segundo o Ministério da Educação, “serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção”.

 



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


3 Comentários

  1. Priscila
    • JANAINA
  2. Camila margarida quirino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *