Técnico em Eletrotécnica Sisutec

Técnico em eletrotécnica

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, criou em 2013 o Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica, o Sisutec, programa que tem como objetivo reunir as vagas em cursos de nível técnico em todo o Brasil, e disponibiliza-las em apenas um lugar. Ou seja, os interessados em cursos em qualquer Estado brasileiro podem tentar vagas em outros lugares sem ser onde residem. Isso faz com que mais pessoas tenham a oportunidade de ingressar em um curso de qualidade e gratuito. Entre as centenas de cursos técnicos que são oferecidos pelo Sisutec, o curso de Técnico em Eletrotécnica é um dos mais procurados, isso se dá pelo fato de ser uma área em constante expansão no país.

Se você quer saber mais sobre o Sisutec e sobre esse curso continue lendo esse artigo que vamos explicar tudo.

O que é Sisutec

O Sisutec é um sistema informatizado criado com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino técnico de qualidade e gratuito, nesse sistema estão todas as vagas para cursos técnicos  gratuitos do Brasil. Anualmente são ofertadas milhares de vagas para pessoas que já concluíram o ensino médio e desejam ter uma profissão para se inserir melhor no mercado de trabalho. Os cursos técnicos têm uma duração menor que os cursos de graduação, com duração média de três anos, o que possibilita que os alunos sejam inseridos no mercado de trabalho mais rapidamente.

O processo seletivo para o Sisutec acontece duas vezes por ano, uma em janeiro e outra em julho, sempre antes do período letivo das instituições de ensino. As inscrições são gratuitas, e acontecem em apenas uma etapa, sendo que para participar é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino médio no ano anterior ao da inscrição. Além disso todas as etapas são online, sendo presencialmente apenas a matrícula, caso o candidato consiga a vaga almejada.

Curso de Técnico em Eletrotécnica

O profissional formado no curso técnico em eletrotécnica é responsável por desenvolver tarefas de manutenção, planejamento, operação e teste de sistemas elétricos, ele vai trabalhar, muitas vezes, em conjunto com o engenheiro elétrico na instalação e operação de elementos de transmissão, geração e distribuição de energia elétrica e no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos.

O técnico em eletrotécnica pode trabalhar em grandes empresas, industrias, empresas de energia, metalurgia, construção civil, entre muitas outras.

Para poder entrar no curso, por meio do Sisutec, é necessário já ter concluído o ensino médio, o curso técnico em eletrotécnica te duração média de dois anos, mais o estágio obrigatório.

Como se inscrever no Curso Técnico em Eletrotécnica pelo Sisutec

O candidato deve ficar atento ao período de abertura das inscrições, que é divulgado previamente pelo MEC. Cada candidato tem o direito de escolher duas opções de cursos em uma mesma instituição de ensino, ou o mesmo curso em duas instituições diferentes.

Durante todo o período de inscrição, que dura em média 3 ou 4 dias, os candidatos podem alterar as suas opções de acordo com a nota de corte do curso. Para concorrer uma das vagas no curso técnico em eletrotécnica é necessário ter realizado o Enem e ter tido nota suficiente para o corte o curso, essa nota varia a cada ano, uma vez que ela é a média de notas dos candidatos que estão concorrendo a uma vaga naquele ano.

São realizadas duas chamadas do Sisutec, e caso o candidato não tenha nota suficiente para ingressar em nenhuma das chamadas, ele tem ainda a oportunidade de ficar na lista de espera e ser convocado a qualquer momento para ocupar uma das vagas ociosa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.