Sisutec: Técnico em Edificações

Técnico em  edificações

Está na hora de decidir uma profissão e você ainda não tem certeza de qual área seguir? Talvez um curso técnico seja uma boa opção, pois ele têm duração menor que um curso de graduação e você pode aproveitar esse tempo para ter certeza da profissão escolhida. A construção civil é uma área que está sempre em alta e com isso a procura por profissionais qualificados é muito grande, e um dos profissionais que são muito procuradas são os técnicos em edificações, profissionais que trabalham na execução, assistência e coordenação de serviços de manutenção de edificações.

Pensando em agrupar em apenas um lugar todas as vagas para os cursos técnicos gratuitos, o Governo Federal criou um Sisutec, onde os candidatos se inscrevem para cursos técnicos em qualquer lugar do Brasil pela Internet, inclusive para o Técnico em Edificações. Confira abaixo como tentar uma dessas vagas.

O que é o curso Técnico em Edificações

O curso técnico em edificações é destinado aquelas pessoas que querem trabalhar na construção civil, participando ativamente de diversas etapas da construção de edificações, como a elaboração de projetos, execução de serviços, coordenação de manutenção e assistência técnica em edificações.

Além disso, o técnico em edificações atua diretamente no acompanhamento de obras, na elaboração dos relatórios gerenciais, na execução de cronogramas de obras, nos pedidos de compras, além de fazer visitas frequentes em obras para fiscalizar e elaborar processos e documentos.

O técnico em edificações pode atuar em construtoras, refinarias, empresas de paisagismo, empresas de decoração, estaleiros, plataformas, empresas de engenharia, entre outros setores. Os técnicos em edificações podem atuar como analista administrativo de obras, assistente de engenharia, assistente técnico em edificações e analista de campo.

Sisutec

O sisutec é um sistema de seleção unificada da educação profissional e tecnológica, que consiste em uma sistema informatizado que reuni todas as vagas de cursos técnicos em instituições federais, municipais e privadas. Por meio desse sistema candidatos que queiram fazer cursos técnicos em qualquer lugar do Brasil podem fazer uma única inscrição, mesmo não estando no Estado onde pretende conseguir uma vaga.  Todas as vagas oferecidas pelo Sisutec são gratuitas, mesmo as de instituições privadas, onde são oferecidas bolsas de estudo aos alunos do sisutec.


Para participar do Sisutec é necessário ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio e ter conseguido média maior que 400 pontos. Depois basta ficar atento ao período de inscrições que é divulgado pelo MEC.

Como realizar inscrição no Sisutec

As inscrições para o Sisutec são divulgadas com antecedência pelo Mec, que libera um cronograma com o período de inscrições e com as datas de divulgação dos resultados. Quando abrir o período de inscrição você deve ter em mãos o número da inscrição do Enem, pois é assim que os seus dados, como a nota do Enem, serão transferidos para o Sisutec. É necessário preencher também um questionário com informações básicas como dados pessoais, escolaridade, e escolher o curso técnico pretendido.

Você pode escolher dois cursos distintos em uma mesma instituição de ensino, ou o mesmo curso em duas instituições de ensino diferentes, inclusive em cidades diferentes. Lembrando que você deve escolher como primeira opção aquele curso que você quer mais, pois se você conseguir a nota de corte dele a sua segunda opção será descartada.

Por exemplo, você pode escolher o curso técnico em edificações e um curso técnico em Enfermagem na mesma instituição de ensino, sendo o curso técnico em edificações a sua primeira opção. Ou você pode escolher na primeira e na segunda opção o curso técnico em edificações, mas em duas instituições de ensino diferentes.

Conseguir uma vaga em curso técnico é muito fácil, basta que você fique atento aos prazos e cronogramas divulgados pelo MEC.




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *