ENEM 2016

ENEM 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio


O ENEM, Exame Nacional de Ensino Médio é a prova anual mais aguardada por estudantes do país inteiro, o exame que serve como principal acesso às universidades públicas brasileiras e no exterior, pode também facilitar o financiamento estudantil, conceder bolsas de estudo etc. Inicialmente o ENEM foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio, mas atualmente oferece diversas vantagens e seja qual for o objetivo ao realizar a prova, obter um bom resultado certamente é uma porta de entrada para um futuro melhor.

https://www.sisutec.com.br

Podem participar do ENEM quem já concluiu o ensino médio, maiores de 16 anos que queiram utilizar o exame para obter o certificado de conclusão de ensino médio e estudantes cursando o terceiro ano do ensino médio.

Prazo de inscrições ENEM 2016

As inscrições para o ENEM 2016 inicia no dia 09 de maio às 10h e encerra no dia 20 do mesmo mês às 00h59, as inscrições ENEM 2016 devem ser realizadas única e exclusivamente pelo portal do INEP: Link de Inscrição. Para realizar sua inscrição o candidato deverá informar os números de docuemntos pessoais, RG e CPF, além de alguns dados familiares, escolares e indicar a necessidade de atendimento diferenciado nos dias de aplicação da prova (deficientes, lactantes, gestantes, sabatistas etc) e optar pelo município de realização do exame e para as cinco questões de línguagens códigos e suas tecnologias escolher entre Língua inglesa ou Lingua espanhola.

https://www.sisutec.com.br

É possível solicitar a isenção de taxa de inscrição ENEM 2016, o valor da taxa é de R$68,00. Os alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas são automaticamente isentos, mas aqueles que são membros de família com baixa renda podem solicitar a isenção preenchendo o formulário socioeconômico e declarar carência, no ato da inscrição.

O pagamento da taxa do ENEM poderá ser realizado até o dia 25 de maio nos correios, qualquer agência bancária ou casas lotéricas.

Data e conteúdo programático do ENEM 2016

O ENEM 2016 será realizado nos dias 05 e 06 de novembro, sábado e domingo. No dia 05 os alunos realizarão as provas de Ciências humanas, que terá questões de História, Sociologia, Filosofia e Geografia, Ciências da natureza, que terá questões de Biologia, Química e Física e nesse dia os candidatos terão um tempo de realização de 4 horas e 30 minutos; e no dia 06 os alunos realizarão as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, terá questões de Língua portuguesa, Língua estrangeira (inglês ou espanhol), Literatura, Educação Física, Artes e Tecnologia da informação e comunicação, Matemática e Redação nesse dia a prova terá duração maior, 5 horas e 30 minutos. Em ambos os dias os portões abrirão 12h e fecharão 13h. A prova terá inicio às 13 horas e 30 minutos.

Ainda não foi informada a data oficial de divulgação do resultado do ENEM 2016, mas levando em consideração as edições passadas, podemos dizer que as notas serão publicadas apenas em 2017, mas o gabarito oficial do ENEM 2016 estará disponível no dia 09 de novembro no portal do INEP.

Vantagens de se preparar para o ENEM

O ENEM é uma prova que abrange diversas áreas de conhecimento e ter um bom resultado final pode beneficiar o candidato, visto que a nota do ENEM é utilizada como quesito de classificação para vários processos: FIES, SISUTEC, Ciências sem fronteiras, PROUNI, todos esses programas exigem uma nota mínima que varia entre 450 e 600 pontos na prova do ENEM.

A ferramenta Hora do ENEM oferece uma excelente forma de se preparar, é como se o aluno tivesse uma espécie de cursinho totalmente gratuito e sem sair de casa. A plataforma de estudos oferece videoaulas, exercícios, planos de estudos, resumos e quatro simulados online. O primeiro simulado para o ENEM 2016 será realizado no dia 30 de abril e os demais nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Após a realização dos simulados o aluno recebe o resultado e poderá assim, identificar as áreas de maior dificuldade e orientar o plano de estudos para assim atingir uma boa pontuação na prova oficial ENEM 2016.



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *