Graduação na Europa – NOTA DO ENEM

13 Universidades Portuguesas Aceitam Brasileiros Com a Nota do ENEM

O sonho de cursar uma graduação na Europa está ainda mais próximo para os milhares de brasileiros que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A partir de 2016 o número de instituições de ensino superior em Portugal passarão a aceitar a nota do ENEM como forma de ingresso, 13 universidades firmaram parceria.

https://www.sisutec.com.br

Desde 2014 vêm sendo firmados acordos neste sentido entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Portugal, e a cada ano mais universidades demonstram interesse nos estudantes brasileiros. A última universidade a firmar a parceria com o Inep e incluir o ENEM como quesito para seleção foi a Universidade da Madeira (UMa).


A Universidade da Madeira está localizada na cidade do Funchal, em Portugal. Fundada há 28 anos, a instituição atende o arquipélago da Madeira e a zona Euro-Atlântica e conta com cerca de 220 docentes que cobrem mais de 18 áreas do conhecimento.

Outras instituições que aceitam alunos brasileiros pela nota do ENEM são:

Universidade de Coimbra.
Universidade do Algarve.
Universidade de Aveiro.
Universidade de Lisboa.
Universidade do Porto.
Instituto Politécnico da Guarda.
Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).
Instituto Politécnico do Porto (IPP).
Instituto Politécnico de Leiria (IPL).
Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
Instituto Politécnico de Barcelos (IPCA).
Instituto Politécnico de Coimbra.

Como estudar em Portugal utilizando o ENEM

Para aproveitar a nota do ENEM nos processos de seleção das universidades e institutos politécnicos portugueses é preciso acompanhar os prazos de cada instituição. A maioria divulga três prazos para inscrições, chamados candidaturas, e o desempenho mínimo exigido na prova, ou seja, a nota mínima no ENEM, varia conforme cada entidade.

Outros fatores a serem considerados pelos brasileiros na hora de tomar a decisão de estudar em outro país são as taxas de inscrição, mensalidade, hospedagem, alimentação e etc, arcadas pelo aluno, caso não consiga algum tipo de auxílio ou bolsa de estudo.

A possibilidade do ingresso de alunos brasileiros no ensino superior de Portugal facilita a troca de conhecimento entre os dois países, além de reforçar os laços entre as duas culturas, e com certeza é uma experiência enriquecedora para qualquer um que busca uma graduação no exterior.




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *