Pronatec 2016

PRONATEC 2016 – Cursos, Vagas e Inscrições

O Pronatec é um Programa Nacional de Ensino Técnico e emprego, que foi criado em 2011, com o intuito de expandir e democratizar a disponibilidade de vagas de cursos técnicos e profissionalizantes no país.


O Pronatec amplia as oportunidades de qualificação profissional e técnica para jovens e trabalhadores de todo o país em mais de 4.300 municípios, entre 2011 e 2014 o Programa foi responsável pela realização de mais de 8,1 milhões de matrículas em cursos de qualificação e em 2015 foi realizado 1,3 milhão de matrículas.

https://www.sisutec.com.br


O Pronatec é resultado da parceria de 15 ministérios, todas as secretarias estaduais de educação, institutos federais, os sistemas SENAI, SENAC, SENAR e SENAT e redes estaduais, distrital, municipais e fundações públicas especializadas em EPT.

Inscrições Pronatec 2016

As inscrições para o Pronatec 2016 poderão ser realizadas por qualquer brasileiro que tenha concluído o ensino médio, caso haja concorrência de mais de um aluno para a vaga, será considerado quesito de desempate, ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola privada, o Pronatec dará prioridade para esses candidatos.

A inscrição do Pronatec é gratuita e pode ser realizada por meio de um cadastro, que depois passará por um processo seletivo, o cadastro pode ser realizado pelo site oficial do Pronatec: AQUI, mas em algumas cidades pode ser feito na sua prefeitura, o ideal é que os interessados verifiquem as informações para sua cidade.

A data oficial para o inicio das incrições ainda não foi divulgada, portanto os candidatos devem ficar atentos ao calendário Pronatec 2016, pois as vagas são limitadas.


Expectativas Pronatec 2016

A expectativa é que o Pronatec melhore a cada ano e se torne cada vez mais forte e isso pode ser possível pelo aumento de instituições parceiras, que automaticamente aumentará a oferta de cursos. Para o Pronatec 2016 a previsão é de 2 milhões de vagas, aproximadamente 350 mil em cursos técnicos e os outros 1,6 milhões em cursos de qualificação profissional.

As ações do Pronatec 2016 contemplam além da expansão e democratização de vagas, articulam com o reconhecimento de saberes e com a construção de itinerários formativos que tem por objetivo estimular o jovem e o trabalhador e retomar os estudos e aumentar a qualificação profissional.

Cursos disponíveis Pronatec

Os cursos oferecidos pelo Pronatec variam de acordo com a localidade e as instituições credenciadas na cidade, mas de forma geral, os cursos vão abranger mais de 400 áreas do conhecimento. São divididos em duas modalidades: Cursos técnicos e Cursos profissionalizantes. Os cursos mais procurados são: Inglês básico, Espanhol básico, Libras básico, dispositivos móveis, eletricista industrial, agente de conservação e limpeza, projetos sociais e auxiliar de créditos e cobranças.

Os cursos profionalizantes oferecidos pelo Pronatec 2016 são separados pelas áreas: Ambiente e saúde; Controle e processos industriais; Desenvolvimento educacional e social; Gestão e Negócios; Informação e comunicação; Infraestrutura; Produção alimentícia; Produção cultural e design, Produção industrial; Recursos naturais; Segurança; e Turismo, hospitalidade e lazer.   

Os cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec 2016 são: Técnico em agropecuária; Técnico em Citopatologia; Técnico em computação gráfica; Técnico em desenho de construção civil; Técnico em edificações; Técnico em estética; Técnico em farmácia; Técnico em informática; Técnico em Logística; Técnico em meio ambiente; Técnico em multimeios didáticos; Técnico em nutrição e dietética; Técnico em prótese dentária; Técnico em reabilitação de dependentes químicos; Técnico em redes de computadores; Técnico em segurança do trabalho; e Técnico em zootecnia.  

Pronatec Cultura

O Pronatec Cultura oferece cursos na área de artes e cultura, com o principal intuito de formar artistas e profissionais da cultura para fortalecer a área em todo o país por meio da consolidação de formação desses profissionais.

Os cursos oferecidos pelos Pronatec Cultura são: Fotografia, organizador de eventos, agente cultural, operador de computador, artesão de artigos indígenas, artesão de biojoias, operador de câmera, músico de banda, pintura em tecido, produção cultural, modelista, bordado a mão, costureiro, figurinista, maquiador cênico, editor de projeto visual gráfico, desenhista de moda, disque-jóquei, editor de vídeo, etc…

Em dois anos de programa o Pronatec cultura ofertou 31.667 vagas e os candidatos que se identificam com as áreas oferecidas devem ficar atentos ao inicio das inscrições Pronatec 2016.




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *