Conheça os 10 cursos mais procurados do Sisutec

Sisutec oferece cursos técnicos gratuitos

Ter uma profissão é a porta de entrada para o mercado de trabalho, mesmo em tempos de crise qualificar-se é extremamente necessário para garantir um bom emprego.


E para as pessoas que não querem um curso de graduação, que dura em média de 4 a 6 anos, o curso técnico pode ser a melhor opção, para se profissionalizar com qualidade e agilidade. Por isso foi criado o Sisutec, que assim como o Sisu é utilizado para a inscrição em cursos técnicos gratuitos pelo Brasil. Se você quer saber tudo sobre o Sisutec 2016 e quais os cursos mais procurados esse ano, continue lendo esse artigo e saiba tudo!

https://www.sisutec.com.br

O que é o Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, também chamado de Sisutec, foi criado pelo Ministério da Educação, o MEC, como forma de unificar em apenas um sistema as vagas para cursos técnicos profissionalizantes em várias cidades do país. A proposta do Sisutec é muito semelhante a do Sisu, com a diferença de que os cursos ofertados pelo Sisutec não são cursos de nível superior e sim de nível técnico, com isso a duração desses cursos é menor, e pode ser entre 1 ano e meio a 3 anos dependendo do curso escolhido.

As vagas disponibilizadas pelo Sisutec são em instituições de ensino de excelente qualidade, e podem ser públicas (institutos federais) ou até mesmo em escolas privadas, onde os alunos selecionados pelo Sisutec terão bolsas de estudos, não precisando assim, pagar mensalidades.

O Governo Federal criou o Sisutec com o objetivo de ampliar as chances dos brasileiros de conseguir se profissionalizar com qualidade, e com isso conseguir boas vagas de emprego em um mercado de trabalho que está a cada dia mais exigente e concorrido.

Cursos mais procurados do Sisutec

Milhares de pessoas todos os anos se inscrevem nos cursos oferecidos por meio do Sisutec, a concorrência é grande, mas o número de vagas também é enorme, são ofertadas mais de 100 mil vagas em diferentes áreas de atuação. E o curso de Técnico em Segurança do Trabalho é sempre um dos mais procurados no Sisutec, isso devido a alta demanda por mão de obra qualificada nesse área. Além do Técnico em Segurança do Trabalho, conheça outros cursos com alta procura no Sisutec:

  • Técnico em logística.
  • Técnico em enfermagem
  • Técnico em  informática
  • Técnico em radiologia
  • Técnico em  edificações
  • Técnico em eletrotécnica
  • Técnico em meio ambiente
  • Técnico em mecânica
  • análises clínicas

Saiba como se inscrever no Sisutec

As inscrições para os cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec são realizadas dentro de um período específico que é divulgado por meio de calendário disponibilizado pelo MEC. As inscrições são todas realizadas de maneira online e no próprio site do Sisutec: http://sisutec.mec.gov.br. Para concorrer às vagas do Sisutec é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior ao de ingresso no curso técnico.

No momento da inscrição é preciso fornecer o número da inscrição do Enem, pois assim os seus dados serão carregados e a sua nota média será calculada, para saber se você está dentro da média de pontos de corte no curso pretendido.

Depois é necessário preencher uma ficha com seus dados pessoais e escolher duas opções de cursos desejados, ou duas opções de instituições com o mesmo curso.

Alunos de escolas públicas têm o direito de concorrer às vagas do Sisutec pela modalidade de ações afirmativas, e caso sejam selecionados devem comprovar isso no momento da matrícula por meio de atestado de conclusão de ensino médio de escolas da rede pública.



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *