Sisu 2016

Sisu 2016 – Cursos, Vagas e Inscrições

Saiba mais sobre o Sisu 2016, fique por dentro das datas de Inscrição Sisu 2016, vagas e as notas de corte Sisu.


Se você fez o exame nacional do ensino médio em 2015 (ENEM) deve ficar atento ao resultado do Sisu 2016, pois é por meio dele que você pode garantir uma vaga em uma universidade pública. Confira nesse artigo tudo sobre o Sisu 2016.

https://www.sisutec.com.br

O que é o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um método criado pelo Ministério da Educação para unificar a entrada de alunos nas universidade públicas. Por meio do Sisu todos os estudantes que participaram do exame nacional do ensino médio – Enem têm acesso a milhares de vagas em universidades de qualquer estado do Brasil. O Sisu foi criado em 2009 e desde 2011 todas as universidade públicas o adotam como forma única de seleção. Com o Sisu os alunos que querem ingressar em um curso de graduação podem escolher duas opções de curso em uma mesma universidade ou o mesmo curso em duas universidades distintas.


Inscrições do Sisu 2016

As inscrições para o Sisu 2016 já começa no dia 11 de janeiro de 2016 e termina às 23h59 do dia 14 de janeiro. Antes de realizar as inscrições os alunos devem receber o resultado do Enem 2015, que será divulgado no dia 8 de janeiro. Só podem se inscrever no Sisu 2016 aqueles alunos que realizaram a prova do Enem no ano de 2015, não vale as notas do Enem de anos anteriores. Além disso, o candidato deve ter tirado uma nota maior que 0 na prova de redação.

Vagas Sisu 2016

Em 2016 o Sisu vai oferecer mais de 228 mil vagas para cursos em mais de 50 Universidades brasileiras, entre os cursos mais concorridos estão os de medicina, engenharia civil, odontologia e direito. Além disso, cursos como matemática, física, arquitetura, jornalismo, pedagogia e letras são oferecidos pelo sistema. Alunos que atendam aos requisitos necessários para cotas devem manifestar o interesse na hora da inscrição, caso contrário concorrerão em ampla concorrência.

Resultado Sisu 2016

O resultado das inscrições no Sisu 2016 será divulgado no dia 18 de janeiro, os candidatos que conseguirem uma vaga deverão realizar a matrícula nas respectivas universidades nos dias 22, 25 e 26 de janeiro, de acordo com o cronograma da universidade selecionada. Mas quem não for selecionado na primeira chamada do Sisu 2016 ainda poderá ter uma nova chance, para isso é necessário manifestar o interesse em participar da lista de espera, entre os dias 18 e 29 de janeiro.

Como se inscrever no Sisu 2016

A partir das 00:00 horas do dia 11 de janeiro o sistema do Sisu 2016 já estará disponível para os candidatos a uma vaga nas universidades públicas brasileiras. Para isso é necessário ter uma senha e login para entrar no sistema. Essa senha pode ser feita no site do www.enem.gov.br para isso você precisa do número de inscrição no Enem 2015 e seu CPF. Depois que você tiver os dados de acesso é necessário acessar o site do Sisu 2016 ( www.sisu.mec.gov.br ).

No site do sisu aparecerá uma lista com o nome de todas as universidades que aceitam o Sisu como forma de seleção, você deve escolher a sua universidade preferida e logo após será lhe mostrado todas as opções de cursos que aquela instituição oferece. Após selecionar o curso de sua preferência você deve escolher a segunda opção, que pode ser outro curso na mesma universidade ou o mesmo curso em um universidade distinta.

Diariamente são divulgadas as notas de corte dos cursos que você está concorrendo, caso a sua nota de corte seja menor do que o mínimo necessário para garantir a vaga, você pode trocar de curso e universidade até o último dia de seleção. Após as 23h59 do dia 14 de janeiro não é possível mais alterar a sua candidatura.

Sisutec 2016

Lembrando que além do Sisu, existe também o mesmo modelo de seleção para cursos técnicos, o Sisutec 2016 logo estrá disponível para os interessados que participaram do ENEM 2015.




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Um Resultado

  1. Débora Paula Ramos Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *