Sisutec: Conheça o curso Técnico em Radiologia

Técnico em radiologia

Os cursos técnicos estão cada vez mais em alta, devido a grande procura por qualificação de qualidade, os cursos técnicos oferecem profissionalização e em pouco tempo, uma vez que com esse cursos é possível se graduar em menos de 3 anos. Com isso os profissionais conseguem se inserir no mercado de trabalho mais rápido, uma vez que a busca por mão de obra qualificada é muito grande. E um dos cursos que sempre está em busca de profissionais qualificados é a área de técnico em radiologia. E se você quer fazer um curso de técnico em radiologia, a melhor maneira de garantir uma vaga é por meio do Sisutec, onde estão reunidas vagas gratuitas em todo o Brasil.

Nesse artigo você vai saber mais sobre esse curso e como fazer inscrição no Sisutec

O que é o curso técnico em radiologia

O profissional que se forma no curso técnico em radiologia tem como principais funções a operação e a preparação dos equipamentos de radiografia para os exames de pacientes. Esse profissional vai trabalhar diretamente em hospitais e clinicas, públicas e particulares. Sua atuação pode ser em conjunto com médicos, enfermeiros, e radiologistas. Ele é quem será responsáveis por fazer radiografia dos pacientes. Atualmente esse profissional é bastante requisitado devido o alto número de vagas e os poucos profissionais formados em técnico em radiologia.

O curso técnico em radiologia tem duração de mais ou menos dois anos, em algumas instituições ele pode ter apenas 1 ano e meio, depende se o curso será apenas em um período ou integral. O técnico em radiologia poderá atuar também na parte de diagnósticos de em clinicas, laboratórios e também com radiologia industrial em grandes empresas.

A profissão de técnico em radiologia já é regulamentada desde a década de 80, mas para fazer um curso na área é preciso já ter concluído o ensino médio e depois de fazer o curso técnico é preciso ter registo profissional no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do seu Estado.


O que estuda no curso Técnico em Radiologia

O Curso de técnico em radiologia tem uma duração média, em relação as cursos técnicos, em dois anos de curso os alunos aprendem técnicas e métodos que vão possibilitar que eles trabalhem com especialidades como  Radiodiagnóstico, Radioterapia, Medicina Nuclear e Radiologia Industrial.

O curso tem cerca de 1.200 horas, sendo que o curso inclui aulas teóricas e práticas  e é necessário realizar estágio obrigatório de 400 horas. Ao final do curso esse profissional poderá :

  • Atuar na preparação dos pacientes  e do ambiente  onde será realizado exames de radiologia e diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea, hemodinâmica, ultrassonografia e ressonância magnética nuclear.
  • Poderá realizar exames de radiografia
  • Processar os filmes radiológicos, preparar as soluções químicas necessárias para o exame e organizar a sala onde ele será realizado.
  • Auxiliam na realização dos procedimentos de radioterapia e da medicina nuclear.

Técnico em Radiologia no Sisutec

O Sisutec, o sistema unificado criado pelo Governo Federal e pelo Mec para reunir todas as vagas de cursos técnicos gratuitos no Brasil, oferece o curso de técnico em radiologia em diversas instituições públicas e privadas em todas cinco regiões do país. Para concorrer a uma dessas vagas é muito fácil, basta esperar sair o cronograma de inscrições e abrir o período de submissão de candidatura.

Quando o período de inscrições estiver aberto você precisará preencher um formulário com seus dados pessoais, como nome completo, CPF, cidade, e outras itens. É preciso também ter realizado o Enem em 2015, e colocar o número de inscrição para que a sua nota de corte seja calculada.

 




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *