Sisutec Técnico em Segurança do Trabalho

Técnico em Segurança do Trabalho é o curso mais procurado no Sisutec

Os cursos técnicos atualmente são uma das maneiras mais rápidas de entrar no mercado de trabalho, mesmo em época de crise a procura por mão de obra qualificada ainda é grande e muitas vezes as pessoas querem se profissionalizar mais rapidamente. Nesses casos optar por um curso técnico pode ser a melhor opção, pois eles tem duração ente um ano e meio e três anos e as chances de inserção no mercado de trabalho mais rapidamente são grandes. O Sisutec, sistema do criado pelo Ministério da Educação para fazer a seleção dos candidatos à vagas em cursos técnicos gratuitos é a maneira de conseguir entrar em um desses cursos de maneira rápida e segura, e um dos cursos mais concorridos nesse sistema é o curso de Técnico em Segurança do Trabalho. Nesse artigo você vai conhecer mais sobre esse curso e mais sobre a sua área de atuação.

O que é técnico em Segurança do Trabalho

O curso de técnico em segurança do trabalho é o curso mas procurado no Sisutec, devido a sua alta demanda por mão de obra qualificada e devido a importância do trabalho a ser realizado por esse profissional.

O profissional que faz o curso de técnico em segurança do trabalho tem como objetivo atuar diretamente na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, além de prestar apoio no cuidado da saúde das pessoas que trabalham em empresas e em setores que podem gerar riscos. O Técnico em Segurança do Trabalho vai trabalhar juntamente com profissionais da saúde para promover um ambiente seguro e harmonioso para os funcionários de empresas, evitando acidentes e doenças ocupacionais. É de obrigação do Técnico em Segurança do Trabalho a fiscalização e cumprimento de normas para que se tenha um local de trabalho seguro.

Durante os anos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho o aluno vai aprender diversas ações que vão contribuir para garantir segurança e minimizar os riscos e acidentes durante o trabalho. Além disso eles também aprendem:

  • Sobre as normas e as leis de segurança do trabalho, o que pode ou não pode ter em determinados setores.
  • Como funciona  uso dos equipamentos de proteção individual, conhecidos como EPIs e os equipamentos de proteção coletiva, os EPCs e em qual caso é necessário utilizar qualquer um deles.
  • Aprendem sobre higiene e saúde do trabalho para garantir que os funcionários estejam em locais devidamente higienizados e dentro das normas, para garantir que eles não tenham problemas futuros.
  • Programas de prevenção de riscos ambientais, para fiscalizar se a empresa cumpre com sua parte para com o meio ambiente.
  • Técnicas que visam adotar e avaliar as medidas de controle dos riscos ambientais da empresa.
  • Realização de campanhas internas de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O curso técnico em segurança do trabalho

O curso de formação de Técnico em segurança do trabalho, tem como pré requisito básico a conclusão do ensino fundamental, uma vez que ele pode ser cursado juntamente com o ensino médio. Porém se você quer concorrer a uma vaga em curso de técnico em segurança do trabalho pelo sisutec você precisa ter concluído o ensino médio e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, pois é com a nota dele que você conseguirá garantir uma vaga em cursos do sisutec.

O curso de técnico em segurança do trabalho possui três modalidades:

A integrada, onde o aluno irá fazer o curso de técnico em segurança do trabalho juntamente com o ensino médio, a matéria do curso técnico são adicionadas a grande curricular do ensino médio.

O Concomitante, quando o curso técnico se complementa ao ensino médio e é necessário que o aluno realizar matrículas distintas para os cursos, e eles acontecem em horários diferentes.

E o subsequente, que é quando o aluno já concluiu o ensino médio e irá realizar apenas o curso de técnico em segurança do trabalho.



Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *