Como Funciona o SiSU 2017

Como funciona o SiSU 2017 – Veja como funciona o Sistema de Seleção Unificada

Saiba todos os detalhes sobre o programa

Todos os programas que são ligados ao Governo Federal possuem suas especificidades. É normal que surjam dúvidas relacionadas às diferentes ações ligadas à educação e não é diferente no caso do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Uma das questões mais frequentes é: como funciona o SiSU 2017?

https://www.sisutec.com.br

Para responder essa pergunta é importante entender o que é o SiSU 2017.

O que é SiSU

Criado em 2009 através do Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada e sua plataforma online se tornou um dos principais programas relacionados ao governo federal no país. Surgindo de uma proposta inicial do então ministro da Educação, Fernando Haddad, o sistema surgiu com a intenção de que estudantes que realizavam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) utilizassem a nota adquirida para ingressar em instituições públicas de ensino superior que aderiram integral ou parcialmente ao processo de seleção.

Apesar de percalços inicias o SiSU em integração com o Enem está se mostrando uma maneira eficaz de ingresso no ensino superior para um número grande de estudantes.

Para uma espécie de comparação, é possível verificar que no primeiro semestre de 2011 foram ofertadas 83.125 diferentes vagas em 83 instituições públicas de ensino superior. Esse é um número de destaque já que, no mesmo período do ano anterior, o número de vagas era 77% menor – apenas 47 mil vagas. Esses números foram crescendo gradativamente nos anos subsequentes. No ano de 2012, por exemplo, foram 108.552 vagas para 92 instituições e, posteriormente, em 2013 surgiram 129.319 vagas em 101 universidades. Durante o ano de 2016 foram ampliadas para cerca de 228 mil vagas em 131 instituições.

https://www.sisutec.com.br


Saiba tudo sobre as Inscrições SiSU 2017

Como funciona o SiSU 2017

Mesmo que o SiSU já venha sendo usado por um número grande de instituições de ensino superior de todo o país, ainda surgem dúvidas em relação ao seu uso. É importante saber como funciona o SiSU 2017.

O processo seletivo através do Sistema de Seleção Unificada se dá em uma única etapa de inscrição. O aluno interessado escolhe suas opções de inscrição entre todas as vagas ofertadas por aquelas instituições que participam do programa e define, nesse momento, se quer concorrer às vagas de destinadas a políticas afirmativas ou às vagas de ampla concorrência.

Importante: durante esse primeiro momento do período de inscrição, o candidato que achar necessário, poderá alterar suas opções. Será sempre considerada pelo sistema, afinal, a última escolha confirmada no momento que o período de inscrição estiver encerrado.

Saiba mais sobre os Cursos SiSU 2017

Assim que é finalizado o período de inscrição do SiSU 2017, o próprio sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, sempre usando como base suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio e eventuais ponderações (políticas afirmativas, por exemplo). Serão considerados classificados nesse momento todos os candidatos que ficarem dentro do número de vagas oferecidas pelo SiSU em cada curso – de acordo com a modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição que foi selecionada, confirmando assim a ocupação de uma das vagas.

Leia mais sobre os Resultados SiSU 2017

Mesmo após essa etapa, surgirá uma última oportunidade para os estudantes que não ficaram entre os selecionados. É depois das chamadas regulares que o sistema disponibilizará para todas as instituições participantes uma Lista de Espera SiSU 2017. Essa última deverá ser usada para o preenchimento de vagas que não foram ocupadas. Para participar dessa Lista de Espera, o candidato deve, dentro do prazo especificado no cronograma, manifestar interesse na inclusão do seu nome.

Importante: todas as instituições que fazem parte do SiSU 2017 tem a autonomia de definir a nota mínima e diferentes pesos por matéria em cada curso. Fique atento aos editais dos processos de seleção de cada instituição.




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *