Curso Técnico em Meio Ambiente

Técnico em meio ambiente

Os cursos técnicos estão cada vez mais em alta, isso acontece pelo fato de que eles são mais rápidos que os cursos de graduação superior, e conseguem proporcionar aos alunos formação


de qualidade da mesma forma. Muitas pessoas optam por cursos técnicos, pois precisam se qualificar mais rapidamente, seja para conseguir emprego ou para melhorar o cargo no emprego atual, e tantos outros motivos.

Um curso que vem ganhando muito destaque é o curso de técnico em meio ambiente, um dos mais procurados no Sisutec e um dos que mais oferece vagas de emprego no Brasil atualmente. Nesse artigo você vai saber tudo sobre o curso Técnico em Meio Ambiente e como concorrer a uma vaga por meio do Sisutec. Confira!

O que é o Técnico em Meio Ambiente

É chamado de Técnico em Meio Ambiente o profissional que é responsável por fazer o levantamento e sistematização dos dados, informações e dos documentos técnicos necessários para a realização de estudos de questões ambientais. Esse profissional contribui também durante o processo de elaboração de projetos voltados para as políticas ambientes, tais como a implantação de programas de gerenciamento ambiental e projetos voltados a proteção e preservação do meio ambiente. O técnico em Meio Ambiente vai atuar juntamente com os engenheiros florestais e ambientais.

O campo de atuação do técnico em meio ambiente é bem amplo, uma vez que ele pode trabalhar tanto em organizações de caráter público e privado, como em indústrias, consultoria, ensino, pesquisa, instituições técnicas de pesquisa, estações de tratamento de resíduos, empresas de licenciamento ambiental, cooperativas, associações, entre muitas outras opções.

Durante o curso de técnico em meio ambiente os alunos têm aulas teóricas e práticas, além de terem que realizar um estágio obrigatório. O curso tem a duração de dois anos, ou seja, 4 semestre, que totalizam 1332 horas, entre as matérias cursadas pode-se destacar:


  • segurança, meio ambiente e saúde,
  • geografia política e meio ambiente,
  • Educação ambiental,
  • ética ambiental,
  • princípios de conservação da natureza,
  • identificação e avaliação de impactos
  • sistemas de gestão corporativa.

Como participar do Sisutec

O Sisutec é o sistema responsável por reunir todas as vagas de cursos técnicos gratuitos existentes no Brasil, estão nesse sistema cursos de instituições de ensino públicas, municipais e privadas das cinco regiões do país, e todos os cursos oferecidos são gratuitos, não tendo necessidade de se pagar mensalidades ou anuidades.

Os candidatos interessados em concorrer a vagas de cursos técnicos do Sisutec têm a oportunidade de tentar vagas em qualquer lugar do Brasil, mesmo que ele não resida la no momento da inscrição. Essa é uma forma de ampliar as chances dos jovens de conseguir acesso a um ensino de qualidade e gratuito.

As inscrições para o Sisutec são previamente divulgadas por meio de cronogramas, que são liberados pelo Ministério da Educação (MEC). Após a divulgação do cronograma os candidatos já devem ficar atentos aos prazos para não perder a sua chance de conseguir uma vaga em um dos cursos.

As inscrições são feitas pela internet, e os interessados só precisa de ter em mãos os documentos pessoais e o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para ter a oportunidade de garantir uma vaga no curso de técnico em meio ambiente é necessário ter concluído o ensino médio e ter realizado o Enem no ano anterior ao da inscrição no Sisutec.

Durante a inscrição é preciso preencher um formulário com dados pessoais, endereço, telefone e email, além disso, é preciso informar o número da inscrição do Enem para ver se o candidato possui a nota de corte necessária para o curso.

Todos os candidatos podem escolher duas opções de cursos ou duas opções de insituições de ensino, assim suas chances de garantir uma vaga aumentam.

 




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *