Técnico em Mecânica Sisutec

Técnico em mecânica

Os cursos de nível técnico estão em ascensão, uma vez que a procura por mão de obra de qualidade é grande e o mercado está cada vez mais em falta de alguns profissionais. Além de tudo os cursos de nível técnico tem uma duração rápida e o aluno já se forma e entra no mercado de trabalho rapidamente. Um dos cursos técnicos mais procurados é o de técnico em mecânica, uma vez que o número de vagas disponíveis nesse setor são muitas.

No Brasil muitas instituições de ensino oferecem o curso de técnico em mecânica de maneira gratuita e para se inscrever só é participar do processo seletivo do Sisutec, o sistema informatizado do Governo Federal, que reune todas as vagas em cursos técnicos no país. Se você não quer perder essa chance saiba tudo sobre esse curso e sobre o Sisutec nesse artigo.

O que faz um técnico em mecânica

O Técnico em Mecânica é o profissional que vai trabalhar diretamente na elaboração e execução de projetos para produtos, ferramentas, máquinas e diversos equipamentos mecânicos, além disso, ele planeja , aplica e controla os procedimentos de instalação e das máquinas e equipamentos de empresas, de acordo com as normas técnicas e as normas de segurança estabelecidas por lei.

É de responsabilidade do técnico em mecânica também, controlar os processos de fabricação, aplicar as técnicas de medição, e outras especificidades que devem ser aplicadas à construção mecânica. Esse profissional pode também dar laudos técnicos para a concessão de patentes de registos.

O Técnico em Meio Ambiente vai trabalhar em indústrias, fábricas de máquinas, laboratórios de controle de qualidade, laboratórios de manutenção e pesquisa, e em empresas prestadoras de serviços mecânicos.

Como é o curso de Técnico em mecânica

Para fazer um curso técnico em mecânica é necessário ter concluído o ensino médio, o curso tem carga horário de 1320 horas e dura 4 semestres, além das matérias teóricas e práticas é necessário fazer um estágio obrigatório para pode se formar. Entre as diversas matérias estudadas durante o curso pode-se destacar algumas como:

  • Desenho Técnico I
  • Eletricidade Básica
  • Gestão Empresarial
  • Leitura e Produção Textual
  • Higiene, Segurança e Ambiente
  • Fabricação Assistida por Computador
  • Relações Humanas no Trabalho

Como conseguir uma vaga no curso técnico em mecânica

Para garantir uma vaga em um curso técnico em mecânica e ainda por cima sem ter que pagar mensalidades é fácil, e você pode fazer isso pelo Sisutec! O sistema reúne todas as vagas de cursos técnicos gratuitos em centenas de instituições pelo Brasil a fora, você pode se inscrever em qualquer uma das vagas oferecidas sem sair de casa, uma vez que todo o processo é feito pela Internet.

A  primeira coisa a ser fazer é ficar atento ao cronograma que o Governo Federal libera sobre os prazos de inscrição e datas de resultados. Assim que as inscrições são abertas você precisa do número da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, lembrando que só vale os pontos da prova do Enem do ano anterior ao da inscrição, ou seja, para se inscrever em 2016 é preciso ter realizado o Enem em 2015.

Com o número da inscrição em mãos você vai se cadastrar no Sisutec e escolher duas opções de cursos, em uma mesma instituição de ensino, ou o mesmo curso, em duas instituições de ensino distintas. Após a inscrição você será notificado do resultado por email, ou no site oficial, caso você consiga vaga na sua primeira opção, a segunda é automaticamente descartada, caso não tenha nota suficiente para nenhuma das duas opções você pode demonstrar interesse na lista de espera, e assim que tiver uma vaga você é convocado para ocupar ela.

 




Seja um leitor VIP!


Receba nossas novidades em primeira mão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *